UOL


São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

poucas e boas

Gesso moderno e inalador com tromba

Divulgação
Além de removível, o gesso com velcro seca mais rápido


GABRIELA SCHEINBERG
FREE LANCE PARA A FOLHA

Novos produtos criados para facilitar a vida das pessoas que precisam de cuidados médicos, ainda que por um período curto de tempo, foram apresentados no início deste mês durante a maior feira do setor de saúde da América Latina, a Hospitalar.
Entre os lançamentos, destaque para o gesso especial da Controller, que é feito de um material sintético à base de poliéster. O material tem várias vantagens, entre elas uma secagem mais rápida: leva de duas a três horas, contra os dois ou três dias do gesso convencional. Também não precisa ser removido para serem feitas radiografias. "Isso é possível graças à porosidade do material", explica Mario Bertotti, diretor da empresa. O novo gesso pode ser usado em qualquer parte do corpo e até para moldar um colete para a coluna. Existe em duas versões: a primeira, chamada de Hygiacast, é indicada para casos em que o gesso precisa estar fixo; a segunda, a Softcast, vem com velcro, para casos em que o gesso pode ser tirado e recolocado.
Outra novidade lançada na feira é o colchão de visco-elástico, indicado para quem fica acamado por períodos longos. Quando se permanece deitado em uma posição durante muito tempo, é comum ocorrer ulcerações na pele na área que é comprimida. Esse produto, lançado pela empresa Delta Light, acomoda o corpo do paciente sem deixar ocorrer pressão. "O colchão contém milhares de microcélulas que se moldam ao corpo do paciente", explica Carlos Henrique Lourenço, gerente da empresa. Quando a pessoa se mexe, o colchão volta ao normal e depois se adapta à nova posição do paciente. O colchão já é usado nos Estados Unidos e na Europa e acaba de ser lançado aqui.
Outro produto apresentado na feira é de interesse de crianças que sofrem de asma e bronquite. Para facilitar o uso do inalador durante crises respiratórias e dissipar a aversão que as crianças possam ter ao tratamento, a empresa NS criou um aparelho em forma de elefante, o Inalafante. Funciona como um inalador comum, só que, nele, a criança respira pela tromba do bicho.


Onde: Delta Light (tel. 0/xx/43/3337-3020); NS (tel. 0800-151070) e Controller (tel. 0800-482828).


Vício no cérebro
Os adolescentes são mais vulneráveis neurologicamente ao álcool, à nicotina e a outras drogas do que pessoas de outras faixas etárias, indica estudo da Universidade Yale (Reino Unido) feito a partir da análise de 140 pesquisas sobre esse tema. Isso porque os circuitos cerebrais envolvidos na aquisição de vícios, que são os mesmos que governam os impulsos e as motivações, não estão totalmente formados nessa fase da vida.

Dança e Alzheimer
Acreditava-se que, para prevenir-se do mal de Alzheimer, era preciso associar atividades intelectuais, como ler e jogar cartas, a exercícios físicos. Mas cientistas do Colégio de Medicina de Nova York (EUA), após estudo com 469 homens de mais de 75 anos, detectaram que, entre as atividades físicas, apenas a dança é de fato um complemento eficaz.

Dá-lhe banana
A ex-bananicultora Heloisa de Freitas Valle e a historiadora Marcia Camargos acabaram de lançar o livro "Yes, Nós Temos Bananas" (256 págs., R$ 45, ed. Senac São Paulo, tel. 0/xx/11/3284-4322), espécie de compêndio sobre a fruta, com curiosidades e receitas feitas com a biomassa de banana verde.

Missô para os seios
Pesquisadores do Centro Nacional do Câncer, no Japão, acompanharam os hábitos alimentares de 21,8 mil mulheres, de 40 a 59 anos de idade, durante dez anos, e descobriram que tomar mais de três tigelas de missoshiro por dia pode reduzir em 40% o risco de câncer de mama.

Depressão e colesterol
O Instituto de Psiquiatria do HC está recrutando pessoas com depressão que não tenham diabetes, hipertensão e distúrbios de tireóide para estudo que vai avaliar a relação entre depressão e colesterol. Os voluntários devem ter entre 30 e 65 anos e receberão tratamento medicamentoso gratuito durante os dois meses de estudo. Informações pelo tel. 0/xx/11/3069-6585.


Texto Anterior: pergunte aqui
Próximo Texto: s.o.s família - rosely sayão: Guloseimas, felicidade e obesidade
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.