São Paulo, quinta-feira, 27 de julho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuidados ao aderir à terapia

1. Tenha certeza de que seu problema foi corretamente diagnosticado por um médico alopata antes de procurar tratamentos alternativos. Se os sintomas forem tratados sem saber a causa, mais tarde, o problema pode voltar com mais força.

2. Não esconda de seu médico que você está procurando um tratamento alternativo, afinal, você não está fazendo nada proibido. Se estiver tomando algum suplemento alimentar, não esqueça de avisar.

3. Não abandone o tratamento convencional, mesmo que você sinta que melhorou. As duas terapias se complementam.

4. Procure terapeutas recomendados pelo seu médico ou por amigos. Se não conhecer nenhum, uma boa alternativa é recorrer ao Sinte (Sindicato de Terapeutas), que tem um cadastro de 8.000 terapeutas em todo o país (tel. 0800/ 117810). Embora a profissão não seja regulamentada, terapeutas holísticos têm registro profissional emitido pelo Sinte.

5. Nem tudo o que é natural é sinônimo de seguro. Arsênico é uma substância natural e também veneno letal. E não faça nada que contrarie o bom senso, mesmo que recomendado pelo terapeuta.



Texto Anterior: A polêmica lá fora
Próximo Texto: Pacientes são pró-terapia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.