São Paulo, quinta-feira, 27 de julho de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

GELÉIA REAL
"Gostaria de saber os benefícios da geleia real e se ela tem alguma contra-indicação. Pode estimular os hormônios ou é apenas um complemento nutricional?"
O.G.J.

"Não há trabalhos científicos que digam que a geléia real estimule a secreção de hormônios", afirma Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração, em São Paulo. O produto é contra-indicado para diabéticos. Suas vantagens são a de ter um pouco mais de proteínas do que o mel e, por conter carboidratos complexos, ajudar no controle da glicemia, de acordo com o médico.

CHOQUES
"Minha mulher está transmitindo choques ao tocar em outras pessoas. Acredito ser eletricidade estática. Há alguma forma de evitá-los?"

A.I.Z.
(São Joaquim da Barra)


De acordo com André Bohomoletz Henriques, professor do departamento de física de materiais da USP (Universidade de São Paulo), a pele, se for muito seca, pode funcionar como um mau condutor elétrico, o que leva a um acúmulo de carga elétrica, que pode ser transmitida para outras pessoas, gerando o choque. Uma forma de diminuir o problema é ter muito contato com o solo (andando descalço, por exemplo), pois o solo "absorve" essa carga elétrica.

PRESSÃO
"Normalmente, quando se fala em pressão arterial, mencionam-se valores como 12 por 7, 13 por 8, 14 por 9 e assim por diante. Gostaria de saber se essa diferença de cinco pontos entre a pressão máxima e a mínima deve ser uma regra ou se a diferença pode ser menor."
JOÃO FIGUEIREDO RODRIGUES NETO
(Mogi das Cruzes)

A diferença costuma ser de quatro pontos, e a faixa ideal, entre 3,5 e 4,5 pontos, explica Robson Santos, presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Uma diferença muito pequena pode indicar deficiência de bombeamento cardíaco, e uma maior, arteriosclerose. Mas o especialista lembra que é preciso levar em conta também o histórico de pressão da pessoa (determinada diferença pode ser aceitável para ela) e cada número separadamente (13 por 11, por exemplo, não é o mesmo que 10 por 8).


Texto Anterior: Wilson Jacob Filho: Prazer em fazer
Próximo Texto: Saúde: Teste da orelhinha pode inibir avanço de problemas auditivos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.