São Paulo, quinta-feira, 29 de abril de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Envelhecimento sob a lâmpada
"É verdade que, como os raios solares, as lâmpadas comuns e fluorescentes também causam danos à pele? Se sim, é aconselhável o uso de protetor solar à noite?"
Ester Santos, Belo Horizonte, MG

As lâmpadas, principalmente as fluorescentes, realmente emitem radiação ultravioleta, mas em quantidade muito pequena. "As pessoas devem se preocupar mesmo é com a exposição ao sol, pois os efeitos da radiação solar se acumulam ao longo dos anos, provocando envelhecimento precoce e câncer de pele", afirma o dermatologista Murilo Drummond, do Instituto de Pós-Graduação Carlos Chagas (RJ). Usar filtro solar à noite ou em ambientes fechados, porém, não faz mal e pode ser benéfico para a pele. De acordo com o dermatologista, há estudos que comprovam que os filtros solares também são eficazes para proteger a pele contra o vento e o frio.

Suor que arde
"Por que, ao suar muito, sinto ardência nos mamilos?"
Giovani Carlos, Ituverava, SP

O excesso de suor pode causar assaduras e favorecer a proliferação de bactérias, acarretando irritação e prurido, por exemplo. "Cremes à base de zinco e de outras substâncias podem atenuar o problema", diz Petrúcio Abrantes Sarmento, cirurgião de tórax da Beneficência Portuguesa (SP). Antes de usar esses produtos, é recomendável passar por uma avaliação (com um dermatologista ou com um clínico-geral, por exemplo) para confirmar a origem da ardência, orienta Sarmento.

Regime do limão
"Um técnico de musculação me passou um regime para emagrecer, dizendo que a perda de peso é de cerca de 15 kg: você começa tomando o suco puro de um limão-taiti em jejum e acrescenta um limão por dia até tomar, no décimo dia, o suco de dez limões. Reduza a quantidade de limões (um por dia) a partir do 11º dia até tomar o suco de apenas um limão no 20º dia. Essa dieta tem fundamento científico?"
Manoel Luiz Lyra, Botucatu, SP

Não existe nenhuma evidência científica de que o limão tenha a capacidade de estimular a queima de gordura e o emagrecimento, afirma o endocrinologista José Marcondes, do pronto-atendimento do hospital Sírio Libanês (SP). Além de não favorecer a perda de peso, essa dieta pode fazer mal à saúde, principalmente se a pessoa não se alimentar corretamente ao longo do dia. "Quem seguir essa dieta sem ingerir nenhum outro alimento estará adotando uma restrição calórica quase total, com riscos consideráveis para sua saúde, principalmente se estiver engajado em programas de atividade física. Com certeza vai perder peso, mas vai perder a saúde também", alerta Marcondes.


Texto Anterior: Alecrim
Próximo Texto: Outras idéias - Dulce Critelli: Fama sem glória
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.