São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Papanicolaou
"Tenho 58 anos e há seis fiz uma cirurgia para retirar um mioma, na qual também tirei o útero e o colo do útero. Preciso fazer o Papanicolaou?"
Maria Marini, Vila Formosa, SP

Mesmo tendo retirado o colo do útero, você deve fazer anualmente o Papanicolaou para acompanhamento da vagina e vulva, diz o ginecologista Lúcio Flávio de Andrade, do Hospital Samaritano. "Deve fazer também mamografia e ultra-sonografia transvaginal para acompanhar mamas e ovários."

Manchas de pele
"Tenho uma mancha de sol no rosto que nunca me incomodou. Após um fim-de-semana na praia, ela escureceu e ficou em alto-relevo. Há chance de ser câncer?"
Sylvania Asti, Vitória, ES

"O ideal seria examinar pessoalmente a leitora porque a descrição é muito genérica", diz a dermatologista Shirlei Borelli. Segunda ela, o mais provável é que o sol tenha sensibilizado a pele, provocando o relevo ou a transformação da mancha em verrucosidade. "De qualquer maneira, somente o exame clínico e, eventualmente, uma biópsia da lesão poderão dar o diagnóstico preciso", diz Borelli.

Pílula do dia seguinte

"Tenho 22 anos e sempre usei camisinha porque não me adapto à pílula. Há 15 dias, a camisinha do meu namorado estourou. Tomei a pílula do dia seguinte, mas estava em período fértil. Posso ter engravidado?"
Marcela Cotti, 22, São Paulo, SP

Mesmo tomando a pílula corretamente, o risco de a mulher engravidar varia de 2% a 3%, diz o ginecologista Lúcio Flávio de Andrade. "Mas a leitora tomou a atitude certa, agora deve aguardar seu ciclo normal de menstruação. Depois, convém fazer um exame de urina para tirar qualquer dúvida."

Dente-de-leite

"Meu filho de 5 anos caiu e quebrou o dente da frente, que ficou preto. Me disseram que a queda pode ter prejudicado a raiz do dente definitivo. Isso é possível?"
Célia Videla, Salvador, BA

Não há por que se preocupar em relação ao dente-de-leite, pois sua principal função é manter espaço, guiando a vinda do permanente, diz o cirurgião-dentista Alexander Hohn, da Associação Brasileira de Odontologia. Seu escurecimento é decorrente de uma hemorragia interna causada pelo trauma. O problema é que, como a raiz do dente-de-leite está intimamente ligada ao dente permanente, o choque pode ter atingido e provocado alguma anomalia de formação no dente definitivo. "Não se preocupe antes da hora porque essas anomalias não ocorrem facilmente e, na maioria das vezes, são resolvidas de uma maneira simples."



Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Poucas e boas: Nova técnica simplifica remoção de varizes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.