São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

poucas e boas

Nova técnica simplifica remoção de varizes

GABRIELA SCHEINBERG
DA REPORTAGEM LOCAL

Remover varizes agora ficou mais simples. Nova técnica introduzida no Brasil no fim do ano passado reduz o período de recuperação. A técnica, realizada por enquanto apenas na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, é restrita ao tratamento de varizes na veia safena, localizada na perna -a maior parte dos casos de varizes ocorre nessa veia.
As varizes são um sinal emitido pelo sistema circulatório para advertir que o sangue não está fluindo bem. Se o problema progride, o quadro pode se tornar mais sério. Mas muitas vezes as varizes não aumentam, e a remoção é feita por razões estéticas. Seja qual for o motivo para retirar as varizes, a nova técnica permite que o processo seja menos penoso para o paciente.
As varizes na perna indicam que o processo de obstrução da veia já iniciou, o que faz com que ela cresça e fique com aparência estufada. Atualmente, a retirada exige cirurgia, em que são feitas uma incisão na região do calcanhar e outra na parte superior da coxa -respectivamente, onde começa e onde termina a veia safena. Em seguida, o cirurgião corta a veia e a retira. O sangue que circula na região percebe a falta da veia e se redireciona sozinho para outros vasos. "A circulação do corpo tem espaço para suprir a falta da safena", diz Francisco José Osse, cirurgião vascular da Santa Casa e responsável por trazer a técnica.
Em vez de retirar a veia safena, o novo procedimento apenas fecha a veia, impedindo a passagem de sangue, e com apenas uma incisão, na região do calcanhar. O próximo passo é colocar um aparelho que emite calor ao lado da veia, causando a oclusão da mesma. "O importante é que não retiramos a veia, só impedimos que o sangue passe por ela", diz Osse.
Isso facilita o processo pós-operatório. Quando a veia é retirada, o espaço vazio precisa ser preenchido, o que pode formar coágulos sanguíneos. "Por isso muitas vezes é preciso tratar os coágulos durante o pós-operatório." Já o novo procedimento evita períodos de observação e coágulos. "Somos um dos primeiros países a estar realizando esse procedimento", diz Osse.

Sono adolescente Pesquisa da organização Sleep/Wake Disorders, do Canadá, constatou que o relógio biológico "atrasa" durante a puberdade. Vários jovens só conseguem sentir sono de madrugada, por volta da 1h, mas o horário escolar os obriga a levantar antes que tenham dormido o suficiente -cerca de nove horas-, o que provoca aumento da sonolência durante o dia.

Ioga para soropositivos O Projeto Social Ioga e Saúde está dando aulas gratuitas de ioga para portadores do vírus HIV em São Paulo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, reduzindo o estresse provocado pela doença e aumentando a auto-estima. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail infoyoga@uol.com.br e pelo telefone 0/xx/11/3875-1079.

Receitas para o coração Cerca de cem receitas elaboradas pela nutricionista Cinthya Maggi especialmente para consumidores cardíacos estão reunidas no livro "Cozinhando Quase sem Gordura" (ed. Júlio Louzada, 144 páginas, R$ 38). O livro, apresentado pelo médico Adib Jatene, vem com a recomendação do Hospital do Coração. Todas as receitas são acompanhadas de ilustração ou foto dos apetitosos pratos. E mais: cada um traz uma ficha com seu respectivo valor nutricional -calorias, fibras, sódio, colesterol e gordura saturada.

Tratamento com reembolso Pacientes que usam remédios para reduzir o colesterol podem participar do novo programa do laboratório Merck Sharp & Dohme. Se o médico receitar Zocor e a taxa de colesterol não abaixar em seis meses, o laboratório promete reembolsar todo o dinheiro gasto com o tratamento.

Filhos e câncer de mama Engravidar jovem e ter vários filhos reduz os riscos de câncer de mama. Essa é a conclusão de um estudo realizado no Statens Serum Institut (Dinamarca), que envolveu 1,5 milhão de mulheres. Foi observada uma redução de 23% na ocorrência desse tipo de câncer entre mulheres que tiveram quatro filhos ou mais antes de completar 30 anos.



Texto Anterior: Pergunte aqui
Próximo Texto: Firme e forte: Exercícios repetitivos detonam joelho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.