São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seus maiores inimigos

Agachamento: atenção ao excesso de carga, principalmente se não está acostumado a usar peso.

Aparelho simulador de escada: o peso do corpo é transferido para a frente, sobrecarregando o joelho.

Caminhada na praia: se o terreno for inclinado, os dois joelhos trabalham de maneira desigual. O ideal é procurar um lugar plano.

Corridas de longa distância (acima de 40 km): o atleta triplica seu peso, e, consequentemente, a força é aplicada sobre os joelhos e tornozelos. A sobrecarga é maior em descidas.

Esteira eletrônica: o exercício repetitivo sobrecarrega a articulação. Além disso, como a pessoa não sai do lugar, o peso do corpo fica mal distribuído. Nas esteiras mecânicas (mais antigas), o pé é arrastado para trás em movimento de tração, prejudicando os ligamentos.

Seus maiores inimigos desnível de terreno e jogadas imprevisíveis elevam os riscos de contusão porque obrigam o jogador a fazer rotação com o joelho, em vez da flexão e extensão exigidas normalmente.

Squash: o piso de madeira da quadra sintética aumenta o impacto, prejudicando o joelho, ainda que se use tênis apropriado. As frequentes corridas laterais também aumentam o risco.

Step, funk e axé: se o exercício não for feito corretamente, há perigo de ocorrer rotação errada no joelho.

Vôlei: saltos e exercícios repetitivos em excesso são fatores de risco.


Fonte: médicos e professores de educação física.



Texto Anterior: Como prevenir as dores
Próximo Texto: Se ninguém economizar, a fonte vai secar!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.