São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

DOR NO FRIO
"Importante e bem elaborada a reportagem sobre as dores sofridas pelos portadores de doenças que afetam articulações e músculos ("Frio de doer", 18/5). Concluo que sou exceção: tive a felicidade de passar dois invernos consecutivos nos Estados Unidos e no Canadá, onde o frio é realmente "de lascar". Fiz meu primeiro boneco de neve e senti-me ótima, sem nenhum desconforto decorrente da artrose e da artrite que carrego há anos. Será que o tratamento com cloreto de sódio é responsável pelo milagre?"

M. INÊS PRADO

Os mecanismos que controlam a dor sofrem inúmeras influências, segundo Roberto Heymann, presidente da comissão de dor, fibromialgia e outras síndromes dolorosas de partes moles da Sociedade Brasileira de Reumatologia. "O clima é um dos fatores que modulam e regulam a dor, de forma que outros fatores devem estar contribuindo para a melhora da dor da paciente", explica. Quanto ao tratamento com cloreto de sódio ou magnésio, não existem, de acordo com Heymann, evidências científicas que justifiquem sua utilização nos casos de dor crônica.

APNÉIA DO SONO
"Gostaria de me certificar se o aparelho reposicionador mandibulolingual (que tem como objetivo o posicionamento espacial das estruturas anexas às vias superiores, impedindo, mecanicamente, sua obstrução) é eficiente para tratamento da síndrome de apnéia obstrutiva do sono, de grau moderado."

FRANCISCO TOLEDO

Esse aparelho tem indicação para os casos de apnéia obstrutiva do sono de grau leve, pois sua capacidade de reverter respirações irregulares é limitada, esclarece Sônia Maria Togeiro, pneumologista do Instituto do Sono ligado à Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). "Para casos de apnéia de grau moderado, o melhor tratamento são os aparelhos de pressão positiva em vias aéreas, aplicados com máscaras nasais (CPAP). Entretanto, nos casos em que o paciente não tolera esse equipamento, os aparelhos intra-orais acabam sendo indicados, com resultados limitados e, portanto, inferiores aos do CPAP", afirma a pneumologista.


Texto Anterior: Outras idéias - Wilson Jacob Filho: Medo de alemão
Próximo Texto: Ingrediente: Começa a temporada do morango
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.