UOL


São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Livro ensina a usar alimentos funcionais

LILIANA FRAZÃO
EDITORA-ASSISTENTE DO EQUILÍBRIO

Cansaço? Tente diminui-lo comendo maçã, pêra, ameixa e, principalmente, damascos secos para aumentar a energia. O problema é resfriado ou gripe? Além do tradicional suco de laranja (rico em vitamina C), experimente tomar uma sopa de galinha com gengibre. Essas sugestões estão em "Comida: um Santo Remédio" (200 págs,. R$ 28, ed. Vozes, tel. 0/xx/ 24/ 2233-9000), escrito pela nutricionista Joselaine Stürmer, do Rio Grande do Sul. São mais de mil dicas bem práticas para aprimorar o cardápio do dia-a-dia, tornando-o mais saudável.
O tema central do livro são os chamados alimentos funcionais, aqueles que, devido a características especiais, vão além da função básica -nutrir- e colaboram na prevenção e no tratamento de vários problemas de saúde. "De maneira geral, os alimentos funcionais são usados como promotores da saúde e podem estar associados à diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas", escreve a autora. A nutricionista explica que os funcionais são regulamentados pelo Ministério da Saúde, que somente permite que um alimento seja classificado como funcional quando seu consumo é seguro mesmo sem supervisão médica.
Isso não significa, porém, que os alimentos funcionais substituam o tratamento convencional, alerta Stürmer. Eles podem ser usados como coadjuvantes, nos casos em que a doença já existe, e como preventivos.
Para estimular e orientar o uso correto desses alimentos, a nutricionista fez um levantamento dos problemas de saúde mais comuns relatados por seus pacientes e, no livro, organizou capítulos específicos sobre cada um.
No total, Stürmer analisa 20 problemas de saúde. A lista começa com ácido úrico elevado e termina com osteoporose, passando por colesterol, diabetes, enxaqueca, hipertensão, obesidade -de adultos e infantil- e prisão de ventre (constipação).
Além de fornecer explicações sobre o problema e por que ele ocorre, a nutricionista mostra como a dieta pode ajudar a evitá-lo ou tratá-lo. Ao abordar o câncer, por exemplo, ela cita os alimentos ricos em substâncias que, de acordo com as pesquisas, ajudam a reduzir a incidência da doença.
"Comida: um Santo Remédio" é útil também para quem gosta de cozinhar. Stürmer conclui cada capítulo com pelo menos uma receita que, segundo ela, ajuda a combater aquele problema.


Texto Anterior: poucas e boas: Suplemento alimentar é vendido sem registro
Próximo Texto: Autora lista os "dez mais"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.