São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 2002
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Os princípios básicos da gestão do conhecimento

* O conhecimento é tido hoje como o grande diferencial competitivo de uma empresa
* O conhecimento tácito do funcionário, aquele adquirido por meio da sua experiência de vida, deve ser valorizado e captado pela empresa
* O conhecimento explícito do funcionário, que é aquele adquirido por vias formais (cursos, workshops e palestras), também precisa ser valorizado pela empresa, que deve investir em educação continuada
* Os funcionários devem sentir confiança em seus colegas de trabalho para que o conhecimento de cada um possa ser disseminado sem receios; a empresa deve, portanto, estimular esse sentimento
* Ferramentas tecnológicas como a intranet devem ser usadas para disseminar e armazenar o conhecimento dos funcionários
* A sensibilidade e a integração dos funcionários podem ser despertadas por meio de atividades aparentemente irrelevantes e fora de propósito, como cursos de culinária ou de fotografia para funcionários da área administrativa e técnica, por exemplo
* Os funcionários devem ser recompensados sempre, seja com premiações materiais (dinheiro, viagens) ou por meio de manifestações públicas de reconhecimento



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