São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 2002
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Empresas com universidade própria

Para promover a educação continuada, algumas empresas montam seus próprios "centros do saber". Um dos mais recentes é a Academia do Banco Real/ABN Amro Bank. Inaugurada no mês passado, oferece para os seus funcionários cursos voltados a negócios e mercados financeiros.
A empresa pioneira nessa área é a Accor Brasil. O grupo lançou sua Academia há dez anos, afirma Célia Marcondes Ferraz, diretora de educação e comunicação corporativa da Accor.
"É a principal via que leva o conhecimento às pessoas e possibilita sua difusão", diz Célia Ferraz. "Graças à Academia, sempre estou "up to date" com o que o mercado pede", diz Luiz Segala, da Accor.
Já o McDonald"s possui no Brasil a Universidade do Hambúrguer. Fundada em 97, oferece cursos para desenvolver o relacionamento humano, entre outros.
Nos EUA, o Conselho Americano de Educação considera horas do curso de administração da Universidade do Hambúrguer como crédito para a graduação em outras universidades do país.

Mercado efervescente

Outra maneira de o funcionário investir na sua educação é por meio dos programas oferecidos por um mercado que não pára de crescer. São work-shops e eventos diversos, muitos promovidos por entidades respeitadas, como a Fundação Dom Cabral, formada por acadêmicos, outras pouco ou nada sérias. Ontem, por exemplo, terminou o encontro Liderança e Espiritualidade Corporativa, promovido pelo Ibap-Educação Empresarial, há 27 anos na área. Cerca de 400 participantes, de 18 Estados e de setores diversos da economia, reuniram-se para ouvir uma monja, um rabino, um executivo, um filósofo e um psicanalista, entre outros. Objetivo: "Mostrar que as mudanças empresariais começam pela compreensão do todo individual do funcionário", diz José Augusto Leite, do Ibap.



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