São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 2002
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Conhecimento do funcionário deve cair na rede

A tecnologia, especialmente a intranet (a "internet" privada), é uma ferramenta poderosa para promover a disseminação do conhecimento entre os funcionários. "No nosso caso, a circulação do conhecimento está na própria ferramenta. Nossos funcionários não conseguem comprar um lápis, marcar uma reunião ou agendar uma viagem se não for pela intranet", diz Fernando Lima, diretor de recursos humanos da Nortel Networks (empresa de tecnologia). Até mesmo o agendamento desta entrevista dada à Folha constava do seu conteúdo, disponível a todos os funcionários, do porteiro aos executivos.
Para estimular o profissional a transformar a intranet em depositário e também fonte de conhecimento, a Xerox do Brasil promoveu um concurso para os funcionários, o Jogo de Negócios, cujo prêmio era uma viagem a Nova York. "Nós buscávamos conhecimento fora para disponibilizar aos interessados. Conhecimento é poder, temos receio de disseminá-lo. Mas, quando há estímulo e troca, mudamos a mentalidade", diz um dos integrantes da equipe vencedora, o diretor de marketing Washington Botelho.
O sistema batizado de Portal do Conhecimento, da Xerox, contém as experiências e soluções dos funcionários. "Estamos conseguindo provar que a aprendizagem não se restringe à sala de aula", diz Priscila Soares, diretora de RH. Já a Siemens possui um sistema que disponibiliza a todos um perfil de cada funcionário, com seus interesses e suas competências.
"Com o avanço da tecnologia de informação, ficou mais fácil desenvolver o capital intelectual", diz Maristela Guimarães André, do Cogeae (Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP).



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