São Paulo, quinta-feira, 31 de maio de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

boquiaberto

Elas se alimentam melhor do que eles

As crianças de hoje comem o que querem e quando querem. E, enquanto as meninas alimentam-se de forma nutricional eficiente, ingerindo produtos naturais, os meninos priorizam a comida saborosa, com alimentos ricos em calorias. Essas são as principais conclusões do estudo que traçou o perfil alimentar de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em 11 países (incluindo o Brasil), conduzido pelo francês Instituto Sodexho para o Desenvolvimento da Qualidade de Vida no Cotidiano.
A liberdade de escolha é cada vez maior: 86,4% das crianças e 92,5% dos adolescentes afirmam comer o que, quando e onde querem. No Brasil, 63% das crianças decidem seus padrões alimentares, contra 24,6% em 1960.
Leia abaixo outras constatações da pesquisa.
* Despesas com alimentação fora de casa: os meninos gastam três vezes mais do que as meninas. No Brasil, eles gastam cinco vezes mais.
* Tempo gasto nas refeições: as meninas demoram mais no café da manhã e limitam o tempo do almoço e jantar. Entre 15 e 17 anos, elas chegam a gastar 50% mais tempo no café.
* Consumo diário de calorias: os meninos consomem 55,8% mais calorias. Segundo os pesquisadores, "eles queimam energia para se impor, enquanto as meninas limitam o consumo de calorias para serem aceitas".
* Elas associam o prazer em comer à necessidade de manter a forma, preferem produtos naturais e consomem duas vezes mais frutas, verduras e laticínios. Já os meninos consomem até três vezes mais carnes e carboidratos. Para eles, o sabor é o aspecto mais importante.


Texto Anterior: Alecrim: Caju "anima" caipirinha, doce e até moqueca
Próximo Texto: S.O.S. família - Rosely Sayão: Lembrete bem útil para pais e professores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.