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Transporte

FIQUE POR DENTRO
A prefeitura deve gastar neste ano o valor recorde de R$ 953 milhões em subsídios para manter o sistema de transporte coletivo e assegurar o valor da tarifa em R$ 3

Bonduki - Estou cansado de ver todos os governos elegerem como prioridade o transporte coletivo e não colocarem em prática. Essa é uma questão fundamental que envolve a Câmara.
Tem de fiscalizar a aplicação dos subsídios e de outros recursos. E o corredor [de ônibus] tem de funcionar de forma inteligente. Não podemos ter veículos entrando nele, isso está previsto no sistema de transporte coletivo.

Jatene - O subsídio é altíssimo para o serviço mixuruco [prestado]. Ele pode ser de R$ 2 bilhões, desde que a população tenha um serviço digno. Não aumentaram os corredores e não temos linhas de metrô e trem suficientes. São atribuições do Estado, mas temos de cobrar.
Bicicleta está começando a ficar igual moto: teve uma, tiveram cem, mil e, daqui a pouco, vai morrer muita gente. Precisamos criar critérios urgentemente.

Luiza - Tudo se faz em prol do carro, até a isenção do IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados] como política de governo. Entupiram as vias e agora precisamos lidar com isso. E é difícil incentivar a bicicleta. Adoro, mas acho um risco em São Paulo.
E os subsídios [à tarifa] devem ir para o transporte de maneira espalhada. Ou seja, ciclovia também. Mas temos de aumentar as vias públicas, para dar mais vazão a todo esse movimento que existe.

Matarazzo - Poderia se aplicar os recursos na modernização do sistema [de ônibus], que deveria ser melhor com a tarifa e os subsídios.
Os corredores devem ser bem operados, os pontos, civilizados, e os ônibus, de melhor qualidade -ainda temos ônibus mecânicos que a cada passada de marcha dão aquele solavanco. A autoridade fiscalizadora precisa ser forte. E acho fundamental desenvolver ciclovias.

Police - Vamos discutir se o subsídio é bom, porque tem um bom serviço, e reforçar a cidade desigual? O debate que temos de fazer com a população é sobre a capacidade que temos de legislar.
O Parlamento tem de planejar cada um dos distritos [a fim de reduzir o número de viagens]. E eu adoro bicicleta, o povo brasileiro vai começar a enxergar que ela é um mecanismo de transporte.

Young - Tem de diminuir [o uso de] automóveis. Não com pedágio urbano, rodízio. Tem de melhorar o conforto do transporte coletivo e a integração dos modais. Saímos do metrô para um terminal de ônibus e parece que saímos da Suécia e fomos para um país subdesenvolvido.
E quem diz que não tem espaço para bicicleta não enxergou o espaço que os carros utilizam nas zonas azuis. Vamos acabar com elas e fazer ciclovias [no lugar].

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