|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO
Empresas e sociedade
RICARDO YOUNG
ESPECIAL PARA A FOLHA
O projeto humanizador da
ONU, representado pelos oito
Objetivos de Desenvolvimento
do Milênio, os quais os 191 países-membros comprometeram-se a atingir até 2015, está completando cinco anos e passou pelo
primeiro balanço internacional,
em setembro, em Nova York, na
assembléia-geral da ONU.
Uns dias antes, no Fórum Internacional de Negócios 2005,
também em Nova York, lideranças empresariais, ONGs e representantes do sistema ONU discutiram o papel da iniciativa privada para o alcance dos ODM.
Nossos empresários têm muito a acrescentar ao movimento,
como bem atestaram os casos
brasileiros lá apresentados: Natura, Pão de Açúcar, MD Papéis,
Basf, Aché Laboratórios, Banco
do Brasil e CEF.
Daqui para frente, o desafio
que se impõe é estabelecer as
metas brasileiras de sustentabilidade relacionadas aos ODM. Essa adaptação está sendo executada pelo Ipea e pelo IBGE. Eles integram, junto com ministérios e
representações do Sistema ONU
no Brasil, o grupo técnico constituído pelo Governo Federal para
acompanhar os ODM.
Foram eles os responsáveis por
publicar, em setembro de 2004,
o primeiro Relatório Nacional
de Acompanhamento sobre o
tema. Ao longo de 96 páginas, o
documento examina cada um
dos ODM. Não se limita aos números. Procura sentidos. A partir dessas constatações, tem sido
possível traduzir os ODM para o
Brasil que desejamos.
O Instituto Ethos relacionou
os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial a
cada um dos ODM. Surgiram,
assim, sugestões claras sobre as
iniciativas que as empresas podem adotar.
Por fim, ao realizarmos essa
avaliação, constatamos o seguinte: embora marcada pela
desigualdade e submetida freqüentemente a decepções, a sociedade brasileira emite, com
sua ação criativa, sinais de que
manteve a capacidade de acreditar no futuro e de construí-lo.
Ricardo Young, 48, é presidente do
Instituto Ethos e do Uniethos
Texto Anterior: Responsabilidade social: Ação comunitária rende ganho permanente à marca Próximo Texto: Talentos estratégicos: Executivo-chave quer mais do que boa remuneração Índice
|