São Paulo, Sábado, 13 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especialista vê risco de novos blecautes

da Sucursal do Rio

Especialista ouvido pela Folha no Rio afirma que há risco de novos blecautes porque a falta de energia na noite de anteontem estaria relacionada a uma suposta sobrecarga do sistema e à redução de investimentos nas áreas de geração e transmissão.
Para o professor da Coppe (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro) Maurício Tolmasquin, o risco de déficit de energia (a probabilidade de o consumo ultrapassar a oferta disponível em um determinado momento) dobrou em 98.
O aumento do risco está relacionado, segundo ele, à redução do nível de água nos reservatórios do Nordeste, por causa da seca.
Com isso, as usinas hidrelétricas que abastecem o Nordeste não conseguem suprir a região, sobrecarregando outras usinas e o sistema em geral.
Outro fator de risco, na avaliação de Tolmasquin, é a suspensão de obras para construção de novas usinas. "O governo quer vender as usinas já existentes, mas deveria usar o capital privado para construir outras. A energia produzida já não é suficiente, porque a demanda aumentou." (FERNANDA DA ESCÓSSIA)




Texto Anterior: Livro coloca a privatização em xeque
Próximo Texto: Empresas de produtos químicos foram as mais prejudicadas
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.