São Paulo, domingo, 15 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Áreas mais verdes se afastam do centro

Morumbi, Vila Andrade e Lapa ainda ostentam boa cobertura vegetal; centro antigo é região mais árida

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Até em São Paulo é possível encontrar sombra e água fresca. Especialmente em bairros como Morumbi, Vila Andrade -7º e 9º colocados em porcentagem de cobertura vegetal-, Lapa, Jardins, Alto de Pinheiros, Granja Julieta e Interlagos.
Essas são as regiões com mais verde, sem contar as áreas de bosques urbanos ao sul, menos povoadas, aponta levantamento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.
A agente de fiscalização judiciária Marina de Oliveira Fukuda, 55, mora na Lapa, perto do parque Villa Lobos, há cerca de 18 anos, e conta que desfruta das várias praças e da abundância de vegetação da região. "Ando todo dia à tarde nas praças."
O bairro que fica ao lado, o City Boaçava, é estritamente residencial, por isso excesso de trânsito não é uma paisagem comum por ali. "É muito gostoso morar aqui", conta.
Ela trabalha no Tribunal de Justiça, no centro da cidade, e diz sentir bastante a diferença de clima. "Lá [no trabalho] os olhos ardem; aqui [em casa] é bem mais frio", explica.

Muito cinza
Já os locais que passaram por um processo de densa urbanização sem se preocupar com a cobertura vegetal acabaram ficando com ruas pouco arborizadas e têm carência de praças e jardins residenciais. É o caso da área que vai do centro expandido até a zona leste.
O centro antigo da cidade também se enquadra nessa categoria, principalmente os distritos República, Sé, Brás e Santa Cecília. Esse padrão se repete ao longo das avenidas Paulista e do Estado e nas regiões de urbanização consolidada da periferia do município. (RGV)


Texto Anterior: Boom imobiliário ajuda a reduzir temperatura e nível de poluição
Próximo Texto: Idade e localização definem metade do preço do imóvel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.