São Paulo, domingo, 17 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Gestor equilibra lado social, econômico e ambiental

Projetos podem reduzir gastos com papel e energia e diminuir desgaste

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A atividade humana sempre causa impactos ambientais que não podem ser anulados, mas são possíveis de serem minimizados. Essa é a principal função do gestor ambiental: fazer com que a degradação causada pelo homem seja a menor possível. Eles também ajudam a preservar a imagem de empresas e do governo frente a uma opinião pública cada vez mais preocupada com a natureza.
O profissional que atua como gestor ambiental pode trabalhar nos setores produtivos, controlando a emissão de resíduos; na administração pública, elaborando planos de políticas ambientais; em entidades prestadoras de serviço, implementando o uso inteligente da energia e da água; e em organizações não-governamentais, com projetos de preservação.
"O gestor ambiental tem como objetivo equilibrar necessidades econômicas, sociais e ambientais", afirma Jacques Demajorovic, 43, coordenador do bacharelado em gestão ambiental do Senac.
Segundo ele, o campo para o profissional da área já é amplo e deve se expandir ainda mais no futuro, principalmente no setor relacionado a serviços. "Nós não fazemos noção de quanto uma universidade consome de papel ou de quanto um hospital consome de energia, e planos de gestão podem diminuir esses gastos", diz Demajorovic.
Ainda de acordo com o coordenador do curso do Senac, a função do gestor existe no mercada há cerca de 30 anos, mas era desempenhada por profissionais de outras áreas, como administradores, biólogos ou engenheiros ambientais. Só recentemente os gestores ambientais são formados em cursos específicos.

Vertentes
Em parte por ser novidade no meio acadêmico e em parte por ser um campo muito amplo, a gestão ambiental tem diferentes grades curriculares, de acordo com as instituições de ensino.
Quem estudar no Senac, por exemplo, terá um curso de administração com algumas matérias voltadas para a área ambiental. Sua atuação será mais focada na solução de problemas ambientais causados por empresas. Já quem for aprovado na Esalq/USP dividirá seu tempo de formação basicamente entre as ciências do ambiente e a sociologia, e seu trabalho será mais relacionado com a ocupação humana. (TC)


Texto Anterior: Ambiente: Empresas buscam reduzir degradação
Próximo Texto: Profissional cuida do elo homem/meio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.