São Paulo, domingo, 17 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Combustível gerado por fonte limpa é alternativa a petróleo

Biomassa e eletricidade absorvem mais mão-de-obra entre renováveis

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A queima de combustíveis fósseis, segundo os pesquisadores, é o principal causador do aquecimento global. Uma das principais armas contra esse fenômeno é a substituição dos combustíveis que liberam carbono por outros, que emitam menos poluentes e provenham de fonte renovável.
Algumas dessas fontes estão só começando a ser exploradas no Brasil -como o vento e a luz do sol- e são chamadas de energias alternativas. Outras já são amplamente utilizadas -como a água que move as hidrelétricas- e, apesar de renováveis, são consideradas tradicionais.
De acordo com o coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Unicamp, Enio Peres da Silva, 50, a maior expansão na área de energias renováveis no Brasil está relacionada ao uso da biomassa, ou seja, à geração de energia a partir de plantas.
O mais famoso dos biocombustíveis é o álcool, que já tem um papel relevante no cenário energético brasileiro. O biodiesel, que pode ser extraído da soja ou da mamona, apenas começa a ser introduzido no mercado, mas também se expande.
Segundo Silva, a vantagem dos dois combustíveis em relação ao petróleo é que parte do carbono liberado por sua combustão é novamente capturado durante o crescimento da planta. Ainda segundo o professor da Unicamp, a energia obtida a partir da quebra do hidrogênio também poderá ser um bom campo de trabalho no futuro.
A tecnologia consiste em transformar diversos materiais em hidrogênio e depois utilizar o elemento como fonte de eletricidade para um motor elétrico, por exemplo. O hidrogênio pode ser extraído do álcool, do biodiesel e até mesmo do petróleo, com a vantagem de ter o dobro da eficiência energética -um carro que roda dez quilômetros com um litro de álcool rodaria 20 quilômetros, caso fosse movido a hidrogênio.

Profissões
Como boa parte das energias renováveis chega ao consumidor final na forma de eletricidade, os engenheiros eletricistas são bastante requisitados na área.
Existem ainda os engenheiros civis, hidráulicos e mecânicos, que projetam e supervisionam obras, turbinas e motores, e os físicos e químicos, que trabalham nos laboratórios de pesquisa.
Na área da biomassa, também se fazem necessários profissionais que atuam diretamente nas plantações, como o agrônomo, o engenheiro florestal e o biólogo. (TC)


Texto Anterior: Energia: Setor é imprescindível para crescimento econômico
Próximo Texto: Curso surge por necessidade regional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.