São Paulo, terça-feira, 19 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pan - Rio 2007

Indianápolis - 1987

Seleção masculina de basquete do Brasil leva a medalha de ouro ao impor derrota em casa aos EUA; futebol conquista o título com Taffarel, Ricardo Rocha e Raí, campeões na Copa de 1994

Reuters - 12.ago.1987
Oscar vibra com o título do Pan, após vitória sobre os EUA


DA REPORTAGEM LOCAL

Bater o incrível basquete norte-americano em casa. O feito parecia distante para a geração de Oscar, Marcel e cia. A quadra do Pan de Indianápolis, porém, provou que o abismo entre eles não era intransponível.
O Brasil atingiu seu maior feito desde o bicampeonato mundial em 1959 e 1963 ao derrotar os anfitriões (120 a 115) e levar o ouro. Aquele foi também o último resultado memorável da seleção masculina.
A derrota abalou tanto o rival que sua seleção acumulou fiascos nos anos seguintes: bronze na Olimpíada de Seul-88 _pela primeira vez não foi à decisão_ e no Mundial de 1990.
Resultados tão desconcertantes que provocaram uma revolução na equipe. A partir de Barcelona-92, os EUA passaram a contar com profissionais da NBA em Olimpíadas. Foi a estréia do "Dream Team".
Indianápolis herdou os Jogos após Santiago, por opção do governo chileno de Pinochet, e Quito, no Equador, desistirem.
Mesmo sendo um evento doméstico, os EUA não contaram com muitas estrelas locais. A equipe de natação foi formada pelos terceiros e quartos colocados do Nacional. Nomes como Janet Evans nadaram o Pan-Pacífico, na Austrália, considerado mais competitivo.
O atletismo viveu situação semelhante. Os principais competidores disputaram o Mundial de Roma. Mas Carl Lewis atendeu à convocação. Em Indianápolis, ele ganhou dois ouros (4 x 100 m e salto em distância), os únicos em Pans em sua premiada carreira.
Pelo Brasil, Joaquim Cruz venceu os 1.500 m, e Adauto Domingues, os 3.000 m com obstáculos. O país dominaria essas provas em outros Pans.
Com os desfalques nas piscinas, os latinos tiveram chance de aparecer com os feitos de Silvia Poll e Anthony Nesty.
Poll obteve três ouros, três pratas e dois bronzes. Em Pans, conquistou dez medalhas, metade do que a Costa Rica amealhou em sua história.
Nesty, por sua vez, fez o Suriname ganhar um ouro inédito. Em Seul-88, tornou-se o primeiro negro campeão olímpico na natação ao bater Matt Biondi nos 100 m borboleta.
No futebol, o Brasil levou seu quarto ouro. Animado, Carlos Alberto Silva disse que "60% da equipe" jogaria a Copa-90. Dois anos depois, o treinador já havia caído e só sobraram quatro atletas no time do Mundial.
Em compensação, três jogadores da campanha do Pan-87 foram tetracampeões em 1994: Taffarel, Ricardo Rocha e Raí.


Texto Anterior: Pan - Rio 2007 - Contagem Regressiva
Caracas - 1983

Próximo Texto: Havana - 1991
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.