São Paulo, sábado, 22 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que é medicina ortomolecular

da Equipe de Trainees

A medicina ortomolecular foi desenvolvida a partir de trabalhos do químico norte-americano Linus Pauling (1901-1994) e chegou ao país na década de 80. Segundo seus defensores, busca manter ou restabelecer o equilíbrio orgânico, combatendo com antioxidantes os radicais livres.
A modalidade não é oficialmente uma especialidade médica no Brasil e, segundo Luiz Fernando Carneiro, diretor do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, "não é reconhecida por nenhuma associação médica séria no mundo". Para o neurologista, o fato de serem baseadas em experimentos in vitro, em vez de no corpo humano, tornaria as pesquisas ortomoleculares questionáveis.
Segundo o geriatra Luiz Roberto Ramos, "o preconceito foi gerado porque a medicina ortomolecular ficou muitos anos nas mãos de pessoas pouco rigorosas, que não faziam pesquisas científicas".
Como diretor do Centro de Estudos do Envelhecimento da Unifesp, ele diz buscar dados que permitam avaliar os reais efeitos das terapias antioxidantes. (SP)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.