São Paulo, sábado, 22 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aids pode provocar demência

MAURO TRACCO
da Equipe de Trainees

Uma disfunção neurológica causada pelo vírus HIV pode se desenvolver antes mesmo de os outros sintomas da Aids aparecerem. O paciente pode apresentar sinais de demência sem saber que é portador do vírus.
"Entre 15% e 20% dos indivíduos com Aids têm síndrome demencial aidética", diz o professor de neurologia Justin McArthur, da Universidade Johns Hopkins, em Boston, Costa Leste dos EUA.
Para especialistas em Aids, quando o vírus se hospeda no cérebro ou na coluna vertebral para se reproduzir, ele acaba infectando células nervosas do cérebro, causando a demência.
McArthur examinou a relação entre a quantidade de vírus no fluido que envolve o cérebro e a severidade da demência em 207 pacientes HIV positivo, com outros sintomas da doença ou não.
Ele descobriu que o número de vírus no fluido cerebral era maior entre os pacientes diagnosticados com alto grau de demência associada ao HIV.
O resultado sugere que os vírus encontrados no fluido têm ligação direta com a demência.

Sintomas
A síndrome demencial aidética causa alterações cognitivas, de coordenação motora e de comportamento. Isso pode comprometer o desempenho nos campos social e profissional.
Entre as alterações cognitivas, o indivíduo perde parte da memória (dificuldades para se lembrar de compromissos, nomes e números de telefone) e não consegue se concentrar (dificuldade para prestar atenção em conversas e completar pensamentos).
Quanto à coordenação motora, a pessoa pode ter problemas para se equilibrar e sofrer um enfraquecimento nas pernas. Sua caligrafia também é afetada.
Mudanças de personalidade (apatia, isolamento social, irritação) e mudanças de humor (altos e baixos, ansiedade, descontrole emocional) são as principais manifestações da doença no comportamento do indivíduo.
Ele pode vir a ter um comportamento psicótico, com alucinações, desconfiança e megalomania.
A síndrome demencial atinge de 70% a 95% dos pacientes que morrem em decorrência da Aids.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.