São Paulo, sexta-feira, 24 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Capela do Socorro está sitiada", diz petista

DA REPORTAGEM LOCAL

Meia hora antes da chegada do candidato tucano José Serra, o coordenador da campanha de Marta Suplicy na Capela do Socorro, Glauco Piai, avisou: "Aqui, tucano não tem vaga". Segundo Piai, "Capela do Socorro está sitiada". Só há acesso por duas pontes, Interlagos e Socorro. Nas duas, há cabos eleitorais do PT.
"Toda vez que os tucanos entram aqui, a gente aciona a operação caça vampiro", disse Piai, em referência à Operação Vampiro, deflagrada pela Polícia Federal para apurar fraudes no Ministério da Saúde. Piai acompanhou Serra aos gritos: "Ele está simulando porque quer apanhar". Em entrevistas, contou ter convocado 250 militantes, em 16 peruas e dois ônibus, para recepcionar Serra.
Para Piai, "a orientação é fazer volume" e "campanha política é ocupar espaço". Por telefone, o deputado estadual Ênio Tatto pediu a Piai que não houvesse confronto. Em troca, Serra não passaria perto do comitê do presidente da Câmara, Arselino Tatto, irmão do deputado -o que só não ocorreu porque o tucano, desavisado, foi detido por sua equipe.
Mas, liderados por Piai, os cabos eleitorais seguiram o candidato. Acompanhados por duas peruas, os militantes acuaram os tucanos numa calçada, obrigando Serra a recorrer às lojas.
Para o ex-ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Torquato Jardim, a prática de ocupar espaços onde os adversários planejam fazer atos pode ser contestada na Justiça. Segundo o advogado, basta uma representação para que a Justiça Eleitoral tome providências em relação ao caso.
Até junho, Piai era chefe de gabinete do Serviço Funerário de São Paulo. Foi nomeado por indicação de Arselino. A Capela do Socorro é reduto eleitoral da família Tatto, que goza de poder na estrutura do PT na cidade e no Estado. Além de Arselino e de Ênio, outro irmão, Jilmar, é secretário de Governo de Marta Suplicy e um dos coordenadores da campanha da petista. Jair, também irmão, é secretário-geral do diretório estadual do PT. Leonide já foi administrador regional na gestão da ex-petista Luiza Erundina (1989-92) e é o tesoureiro oficial da campanha de Marta.
A família vive à margem da represa Guarapiranga, num local conhecido como "Tattolândia". O subprefeito de Capela do Socorro, Tadeu Dias Pais, foi indicado pela família. Por isso, Piai é enfático: "A Capela do Socorro é vermelha. Não tem jeito"


Texto Anterior: Petista acusa tucano de provocar militância para "ser agredido"
Próximo Texto: Covas foi hostilizado na eleição de 2000
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.