São Paulo, sábado, 26 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maternidade dificulta inserção de mulher

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

As mulheres que procuram emprego formal em Pernambuco são mais preparadas e tecnicamente mais qualificadas para o trabalho do que os homens em igual situação. Mas, na hora da contratação, o empregador escolhe os homens na maioria das vezes.
O motivo? "Discriminação", responde Luciana Souza Leão, gerente técnica da Agência do Trabalho, órgão do governo estadual que atua com recursos federais e estaduais e mediou 55 mil das 274 mil admissões com carteira assinada no Estado, em 2004.
Essa situação não é exclusiva de Pernambuco. A Pnad mostra que, em todo o Brasil, as mulheres estão, em média, mais escolarizadas do que os homens. Mesmo assim, têm menos espaço no mercado de trabalho e ganham menos.
O número médio de anos de estudos das mulheres com mais de 10 anos é de 6,7 anos. Entre os homens, essa média é de 6,4. No entanto, o nível de ocupação dos homens dessa faixa etária é de 67,9%, ante 45,5% das mulheres. Eles também ganham, em média, R$ 835. No caso delas, a renda cai para R$ 579.
Para Leão, o problema é a idéia do empregador de que contratar mulheres implica risco de despesa extra para a empresa, principalmente com a maternidade.
Para a gerente da Agência do Trabalho, a proporção de homens e mulheres que procuram emprego na agência é igual. Entretanto, apenas 40% dos recrutados, em média, são do sexo feminino. "Mesmo com melhor qualificação, a mulher é preterida."
Desempregada desde julho de 2004, a operadora de telemarketing Alzanir Bezerra, 38, foi demitida dois meses após o fim da licença-maternidade do terceiro filho. Ela cita as palavras do chefe na ocasião: "Mulher dá trabalho porque tem muito menino". Alzanir diz que colegas homens que estavam desempregados e faziam o mesmo serviço conseguiram emprego antes. "Eu, com 18 anos de carteira assinada e cursos para várias profissões, estou parada."


Texto Anterior: Carteira assinada: Costureira obtém vaga na indústria
Próximo Texto: Expansão de empresas gera empregos no RS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.