São Paulo, sábado, 26 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Expansão de empresas gera empregos no RS

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Porto Alegre, que serve como termômetro da economia gaúcha, foi a única região pesquisada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que teve movimentação positiva na taxa de desemprego, passando de 8,4% em setembro para 7,5% em outubro. No levantamento nacional, o índice se manteve estável, em 9,6%.
A fabricante de carrocerias para ônibus Marcopolo, de Caxias do Sul, é um exemplo de empresa que, com seu crescimento, garante à economia gaúcha índices menos negativos de desemprego em comparação com outros Estados.
O número total de colaboradores para a Marcopolo em 2000 era de aproximadamente 8.000 no ano 2000. Em 2004, eram 10.500. Consideram-se, nesses números, funcionários e pessoal terceirizado que trabalham para a empresa.
A receita líquida da Marcopolo em 2000 foi de cerca de R$ 830 milhões. Para 2005, a estimativa de receita líquida é de R$ 1,740 bilhão.
Atualmente com uma estrutura voltada para o mercado global, a Marcopolo tem duas fábricas em Caxias do Sul, uma no Rio de Janeiro e uma em Curitiba. (LÉO GERCHMANN)


Texto Anterior: Maternidade dificulta inserção de mulher
Próximo Texto: Emprego: Sob Lula, país teve maior desemprego desde 1992
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.