São Paulo, sábado, 26 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Pesquisa passa a abordar áreas rurais do Norte

DA SUCURSAL DO RIO

A Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2004 foi a primeira a incorporar a área rural do Norte do país, que, por falta de recursos, era pesquisada pelo instituto só nos anos de censo demográfico.
Para tornar comparáveis os dados da atual pesquisa com os de outras Pnads, o IBGE desconsiderou a área quando a meta era comparar 2004 com anos anteriores. Nas análises em que são considerados só dados de 2004, a pesquisa levou em conta toda a amostra.
Diferentemente dos censos, que pesquisam todos os domicílios brasileiros de dez em dez anos, a Pnad trabalha com amostra de 140 mil residências. Segundo os organizadores, essa amostra é suficiente para garantir margem de erro inferior a 1%.
Por ser anual e ter abrangência nacional, a Pnad é uma das mais importantes publicações do instituto e traz o retrato mais atualizado sobre as condições de educação, trabalho e vida nos domicílios.
Ontem, o presidente do IBGE, Eduardo Nunes, disse que o instituto se prepara para realizar um censo agropecuário e a contagem da população em 2007 -importante porque muitos municípios pequenos dependem dela para atualizar sua população e receber mais recursos do Fundo de Participação dos Municípios.


Texto Anterior: Ensino: Setor privado ganha alunos no nível superior e perde no médio
Próximo Texto: Consumo: Brasileiros substituem o telefone fixo pelo celular
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.