São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O RECORDISTA

Candidato do PFL do Rio de Janeiro diz que o clientelismo está cada vez maior

Medina concorre pela décima vez a deputado federal

FERNANDA NARDELLI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Recordista em reeleições na Câmara, o deputado Rubem Medina (PFL-RJ) está concorrendo ao 10º mandato consecutivo. Após nove mandatos como deputado federal, Medina tentou se candidatar ao Senado, mas a coligação PFL-PMDB-PSDB não permitiu.
Eleito pela primeira vez em 1967, só foi derrotado na eleição de 1985, quando concorria à Prefeitura do Rio de Janeiro e perdeu para Roberto Saturnino (então no PDT).
Na primeira eleição, pelo extinto MDB, foi o candidato mais votado do Rio de Janeiro, com 55 mil votos. Em 1982, foi eleito com 250 mil votos.
Desde então, a votação não é tão expressiva. Em 1994, foi eleito com 37.310 votos e, em 1998, com 50.990 (0,72% dos votos válidos).
Para o candidato, uma campanha é extremamente desgastante, e as trocas de favores eleitorais são cada vez mais frequentes. "O voto de opinião está mais difícil, e o clientelismo está maior", afirmou.
Para se reeleger, o deputado disse que aposta na franqueza e evita promessas de campanha.
"Ninguém pode cobrar, em nove mandatos, o que eu deixei de fazer. Tem gente que promete, não faz, e depois não é reeleito", disse.


Texto Anterior: Renovação: 92% dos congressistas são candidatos
Próximo Texto: Reforma: Novo Código de Ética dificulta cassação
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.