São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RAFTING

Praticantes do esporte carregam a embarcação como se fosse um prêmio pela própria coragem

Bote vira um troféu no final da jornada

Fernando Moraes/Folha Imagem
Praticantes de rafting brincam no rio das Pedras, em Guarapuava, cidade localizada na região central do Paraná


Fernando Moraes/Folha Imagem
    
NISSAN FRONTIER SE
Valentia na lama, conforto com direito a toca-CDs no asfalto

ALADIM LOPES GONÇALVES
ENVIADO ESPECIAL A GUARAPUAVA (PR)

Em busca de uma aventura em que não precisasse gastar muito e, de quebra, pudesse curtir belas paisagens, escolhi o rafting -ou descida de corredeiras.
Guarapuava, na região central do Paraná (a 700 quilômetros da capital paulista), possui o cenário ideal para quem pretende começar no esporte: o rio das Pedras, de águas límpidas, que alterna trechos calmos e turbulentos.
Waldemar Geteski, 45, coordenador de passeios da Guara Rafting, organizadora da atividade, salienta a importância de fazer alongamento e de prestar atenção nos procedimentos básicos ensinados antes de entrar no barco.
Mal caímos na água e o frio inicial na espinha já havia passado. Mas a sensação de tranquilidade durou pouco. Cedeu lugar à expectativa de como enfrentaríamos a primeira queda-d'água do trajeto de quatro quilômetros.
O obstáculo foi superado com louvor, mesmo ficando todos encharcados. A calmaria a seguir foi quebrada pelo instrutor, que ardilosamente virou a embarcação e molhou todo mundo de novo.
Percebi então a importância do colete salva-vidas. Especialmente para quem, como eu, não sabe nadar. Prosseguimos desviando de rochas e de arbustos próximos da água, para não ganhar arranhões. No final, carregamos o bote, um troféu pela nossa coragem.


Aladim Lopes Gonçalves viajou em uma picape Frontier cedida pela Nissan

O passeio: R$ 25 por pessoa, na Guara Rafting, tel. 0/xx/42/622-5156
O hotel: Vollweiter, tel. 0/xx/42/631-1116


Texto Anterior: Moutain Bike: Cenário e pedais tiram o fôlego dos aventureiros
Próximo Texto: Rapel: Praticante desce pelas cachoeiras com a corda toda
Índice


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.