São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TREKKING

Cidade mineira é notável pela quantidade de cachoeiras e trilhas para serem percorridas a pé

Cãibras mantêm Itamonte na memória

EDSON FRANCO
ENVIADO ESPECIAL A ITAMONTE (MG)

Não chegou a ser uma completa estréia. Afinal, segundo a vó Virgínia, desde o primeiro ano de idade eu já tinha a habilidade necessária para praticar o trekking. Ou seja, com relativo domínio, equilibro-me sobre duas pernas há mais de três décadas.
Mas é preciso muito mais que o básico para enfrentar a sucessão de morros e montanhas na região de Itamonte, cidade mineira que fica a 273 km de São Paulo.
E o teste de resistência começa nas picadas que levam às trilhas da região, que têm buracos suficientemente fundos para reabrir a mais bem cosida cesariana.
Depois de curvas, comitivas de Land Rover, cavaleiros e poeira, o desafio aparece, ameaçador, do alto de seus 2.150 m: a Pedra do Picu. A trilha que leva até ela é quase toda coberta de mato. Serpenteei por cerca de cinco quilômetros, sempre para o alto.
Banho tomado e já estirado na cama do hotel, o pior aspecto do passeio se manifesta e faz eu tomar uma decisão: na próxima visita, sobre o criado-mudo, deixarei uma tesoura. Friccionada sobre pontos do corpo, ela alivia as cãibras. Receita da vó Virgínia.


Edson Franco, editor de Veículos e Construção, viajou em uma picape L200 cedida pela Mitsubishi do Brasil

O hotel: Recanto dos Lagos, fazenda Boa Vista, Itamonte, MG, tel. 0/xx/ 35/3363-3440; site: www.recantodoslagos.com.br
A comida: o negócio é bebericar nos bares ao longo da BR-354
Os sites: www.itamonte.com.br; www.itamonte.hpg.ig.com.br; www.terras-altas.com.br


Texto Anterior: Rapel: Praticante desce pelas cachoeiras com a corda toda
Próximo Texto: Vôo à vela: Planador proporciona a liberdade das águias
Índice


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.