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TÉCNICA
Manobras para trechos fora-de-estrada pouco têm a ver com aquelas utilizadas no asfalto
Tricampeão do Rally dos Sertões dá dicas
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Tirar o melhor desempenho de
um modelo 4x4 exige técnica apurada e não tem nada a ver com
manobras feitas no asfalto. Os fabricantes concordam que a grande maioria dos compradores de
fora-de-estrada conhece só 10%
da capacidade do veículo.
Segundo Édio Fuchter, tricampeão do Rally Internacional dos
Sertões, cada tipo de obstáculo
exige uma conduta diferente. A
primeira medida que recomenda,
no entanto, é verificar se o veículo
está equipado com pneus adequados para o nível de dificuldade
que será encarado.
Também é preciso analisar bem
os empecilhos. "Parar o carro no
meio do obstáculo para pensar ou
mudar de atitude poderá comprometer o sucesso da manobra."
Outra recomendação básica é
esperar que o veículo da frente
transponha totalmente a barreira
antes de iniciar sua manobra. Veja abaixo outras recomendações
de Fuchter.
Trecho alagado - É importante
saber a capacidade que o veículo
tem de vencer trechos alagados.
Essa informação é fornecida pelos
fabricantes e geralmente está no
manual do proprietário. Quem
faz trilhas com mais frequência
pode usar um snorkel, tubo que
eleva o ponto de aspiração do motor. Mas atenção: se tiver dúvidas
sobre a profundidade do trecho
que cruzará, procure descobri-la.
Caso já saiba, coloque o veículo
em tração 4x4 usando uma marcha reduzida (o mesmo vale para
carros com câmbio automático).
Entre devagar na água, mantendo o giro do motor alto. Isso evita
que o líquido entre pelo escapamento. Se a saída for uma subida
íngreme, o ideal é iniciar a travessia já usando 4x4 reduzida. Evite
acelerações bruscas.
Subida longa e íngreme - Deve-se iniciar a subida usando a tração
4x4 reduzida. Estude bem as dificuldades, pois terá problemas se
precisar parar no meio do caminho. Imprima uma velocidade
constante. Cuidado para não deixar o pé escorregar do acelerador
com os solavancos. Se isso acontecer, a velocidade cai rapidamente, e o carro perde o impulso.
Descida longa e íngreme - Essa é
uma das manobras mais radicais
e perigosas do fora-de-estrada. Se
a descida tiver o chamado facão
(quando se forma uma erosão),
posicione os pneus em cada uma
de suas guias. Engrene a 4x4 reduzida e inicie a descida lentamente.
Todos os movimentos devem ser
suaves, e procure evitar o uso do
freio. Se for inevitável, aperte o
pedal cuidadosamente.
Frear pode significar rodas bloqueadas e pneus sem aderência.
Ou seja, o carro vai deslizar, e o
motorista pode perder a direção.
Se a descida for em lugar desconhecido ou em rampas de corte
de terraplanagem, procure a parte
menos inclinada.
Rampas inclinadas - Essa é outra
situação crítica. Poucos modelos
-em geral só os mais sofisticados- possuem indicador de inclinação da carroceria. Por isso
transponha o obstáculo com muito cuidado e sempre com velocidade reduzida. Se notar que a inclinação chegou a um nível crítico, mantenha a maior concentração de peso (inclusive o motorista), na parte superior do veículo.
Trecho arenoso ou dunas - Um
dos grandes benefícios do 4x4
aparece justamente nos trechos
arenosos. Se atolar, engate a 4x4
reduzida. Outro artifício é reduzir
um pouco a calibragem dos pneus
para ganhar mais tração -com
até 20 libras é possível rodar com
segurança. Mas assim que sair da
areia é preciso recalibrá-los.
Trial - Os trechos de trial, em que
o terreno geralmente é acidentado e cheio de barrancos, são os
mais divertidos no "off-road".
Como na maioria das outras situações, as manobras devem ser
feitas com suavidade.
Novamente a marcha recomendada é a 4x4 reduzida. Se o grau
de dificuldade for muito grande,
com barrancos altos e vãos livres,
o ideal é que uma pessoa, na frente do veículo, vá indicando os movimentos que o motorista deve fazer. Isso ajuda a colocar os pneus
no lugar certo.
Facão profundo com lama - Essa
situação exige um pouco mais de
velocidade, pois a lama prende
muito o veículo. Se o trecho for
longo, aguarde o carro da frente
terminar a travessia. Depois imprima certa velocidade usando a
primeira ou a segunda marcha.
Se sentir que o carro está perdendo velocidade, procure aderência nas rodas dianteiras, movimentando o volante com suavidade. Assim, as bordas dos pneus
tocam as paredes do facão.
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