São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leve no carro comida, água e equipamentos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Sair para uma aventura fora-de-estrada sem tomar alguns cuidados pode transformar o passeio num desastre. Quem avisa é o empresário Antonio Estanislau Ausenka, que participa de atividades "off-road" há mais de dez anos.
Regularmente, ele deixa seus restaurantes para curtir a natureza com a família. "O prazer é maior quando tudo corre bem."
Com o carro, os cuidados básicos se iniciam com as revisões periódicas. É preciso estar sempre atento ao sistema de freio (permanentemente exposto a sujeiras), ao nível do óleo do motor (recomenda-se trocar sempre que o veículo passa por trechos alagados) e do fluido do freio, à água do radiador, à calibragem dos pneus (incluindo o estepe) e checar os equipamentos como macaco, chave de roda e triângulo.
Outra recomendação de trilheiro experiente é que se mantenha no carro uma pequena caixa de ferramentas, incluindo um calibrador de pneu manual e uma cinta de reboque. "Muitas vezes você acaba socorrendo alguém."

Comida
Também é importante ter uma caixa de primeiros socorros e uma reserva de água mineral. "Sempre encontramos riachos, mas a água, embora pareça limpa, pode estar contaminada", avisa. Alimentos não-perecíveis e frutas são outra necessidade. Segundo Ausenka, há recipientes apropriados para água e para comida.
Na bagagem, ele sugere roupas para a chuva e para o frio. "Muitas vezes você sai de casa com sol, mas lá na montanha está frio. Ou então ele chega quando você menos espera." O calçado indicado são as botas de cano baixo, do tipo usado em trekking. Elas protegem contra frio e insetos.


Texto Anterior: Técnica: Tricampeão do Rally dos Sertões dá dicas
Próximo Texto: Mercado do fora-de-estrada resiste a crises
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.