São Paulo, sexta-feira, 29 de abril de 2005

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Colégio atribui conceitos no lugar de notas

DA REPORTAGEM LOCAL

APL, AS, APS e AI. Os boletins do Arquidiocesano não têm números, mas inúmeras siglas.
Aprendizagem plena, aprendizagem suficiente, aprendizagem parcialmente suficiente e aprendizagem insuficiente são as quatro gradações possíveis nos relatórios que são encaminhados para os pais. No fim do ano, o aluno será A (aprovado) ou R (reprovado).
Introduzido há três anos no ensino médio, o sistema chamado de "avaliação formativa" é baseado em objetivos. As provas trazem descritas as metas que os alunos devem cumprir. Segundo a escola, isso faz com que o aluno aprenda todos os tópicos abordados em sala.
Poesia parnasiana, por exemplo. Se o aluno responder satisfatoriamente à questão sobre esse tema, ganha um S (sim); P (parcial) e N (não) são as outras alternativas possíveis. Cada avaliação se refere a até três objetivos.
Caso haja APS e/ou AI no boletim, os objetivos nos quais o aluno tropeçou são todos listados.
"Os pais tinham dificuldade de entender, mas eles já se habituaram", acredita o assessor Celio Almeida.


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