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Colégio atribui
conceitos no
lugar de notas
DA REPORTAGEM LOCAL
APL, AS, APS e AI. Os boletins do Arquidiocesano
não têm números, mas inúmeras siglas.
Aprendizagem plena,
aprendizagem suficiente,
aprendizagem parcialmente
suficiente e aprendizagem
insuficiente são as quatro
gradações possíveis nos relatórios que são encaminhados para os pais. No fim do
ano, o aluno será A (aprovado) ou R (reprovado).
Introduzido há três anos
no ensino médio, o sistema
chamado de "avaliação formativa" é baseado em objetivos. As provas trazem descritas as metas que os alunos
devem cumprir. Segundo a
escola, isso faz com que o
aluno aprenda todos os tópicos abordados em sala.
Poesia parnasiana, por
exemplo. Se o aluno responder satisfatoriamente à questão sobre esse tema, ganha
um S (sim); P (parcial) e N
(não) são as outras alternativas possíveis. Cada avaliação
se refere a até três objetivos.
Caso haja APS e/ou AI no
boletim, os objetivos nos
quais o aluno tropeçou são
todos listados.
"Os pais tinham dificuldade de entender, mas eles já se
habituaram", acredita o assessor Celio Almeida.
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