São Paulo, domingo, 30 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil escreve pentacampeonato com "erres"

DOS ENVIADOS A YOKOHAMA

A seleção brasileira precisou de apenas um "erre" -Romário- na campanha do tetracampeonato nos EUA, em 1994. Neste Mundial, o time contou com três "erres" no ataque para conquistar o pentacampeonato no Japão.
Além de Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho foram os outros destaques da equipe comandada por Luiz Felipe Scolari. Os três desequilibraram para a seleção em todas as partidas do Mundial. O trio de ataque marcou 15 dos 18 gols da seleção na Copa Coréia/Japão.
"Conquistar o pentacampeonato é o maior orgulho da minha carreira. Deixar o povo feliz no Brasil me orgulha muito", disse o meia-atacante Rivaldo, 30, do Barcelona, que pode ter disputado a última Copa pela seleção.
Rivaldo foi dúvida para o Mundial até as vésperas da competição. No último ano, ele sofreu uma série de contusões seguidas. Até o mês passado, os médicos do Barcelona condenavam que o jogador disputasse o Mundial.
"O doutor Runco mostrou que é muito bom. Ele deixou o Rivaldo na melhor forma", disse Scolari. Antes de jogar a Copa, o clube catalão já dava como certa a sua saída, o que não acontecerá mais.
Com as excelentes atuações na Copa, Rivaldo conseguiu reverter a antipatia dos torcedores brasileiros. Em novembro de 2000, ameaçara deixar a seleção após ter sido hostilizado com palavrões pela torcida paulista durante a vitória da seleção contra a Colômbia, por 1 a 0, no Morumbi.
Mais novo e menos conhecido que os seus companheiros de setor, o meia-atacante Ronaldinho, 22, ganhou fama internacional no Mundial. A sua melhor partida na Copa acabou sendo a que foi expulso: a vitória, de virada, contra a Inglaterra, por 2 a 1, em Shizuoka. "Com certeza, este Mundial vai marcar a minha vida para sempre. Será difícil jogar novamente num ataque com jogadores com a qualidade do Ronaldo e do Rivaldo", disse o caçula dos "erres".


Texto Anterior: R de campeão
Próximo Texto: Tostão: Brasil penta mundial
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.