Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil mistura clichês em festa carioca

Apresentação de 2016 na cerimônia de encerramento terá 8 minutos, MPB, escola de samba e Pelé

SÉRGIO RANGEL
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

O Rio vai ter oito minutos para apresentar um "samba do crioulo doido" no final da cerimônia de encerramento dos Jogos de Londres-2012.

Após o prefeito Eduardo Paes (PMDB) receber a bandeira olímpica, um show dirigido por Cao Hamburger e Daniela Thomas vai "misturar" os clichês da cultura brasileira para apresentar a próxima sede da Olimpíada a 900 milhões de pessoas que devem ver o evento pela TV.

Com o título "Abraço", a cerimônia contará com as participações de Marisa Monte, Seu Jorge e do rapper BNegão. Pelé, o velejador Robert Scheidt e a saltadora Maurren Maggi são outros confirmados no show brasileiro.

"Vamos misturar samba, capoeira, maracatu. Vamos fazer aquilo que chamam de samba de crioulo doido", explicou Hamburger.

"Os clichês são a ponta do iceberg. Eles não estão

errados e nem nos representam de forma errada. Mas queremos mostrar aos estrangeiros outros níveis, outras formas nas quais nós misturamos", declarou Thomas.

Os principais detalhes do show brasileiro na cerimônia são mantidos em sigilo. Os ensaios estão sendo realizados desde março em Greenwich, com integrantes de escolas de samba locais.

O custo não foi divulgado pelos organizadores da festa.

"É uma responsabilidade enorme. Teremos que mostrar em pouco tempo uma parte de nossa cultura, sendo que o Brasil é um dos países mais multiculturais que existem", afirmou Paes.

A cerimônia de encerramento vai começar às 17h (horário de Brasília) no Estádio Olímpico de Londres. O espetáculo inglês contará com apresentações musicais de Adele, George Michael e Blur.

NA TV

Cerimônia de encerramento

17h Record, Bandsports, ESPN Brasil e SporTV

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.