São Paulo, sexta-feira, 01 de maio de 2009

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moleza

Setor VIP vira farra da meia-entrada

Com fiscalização falha, venda de ingressos com desconto em espaço destinado a público elitizado ultrapassa os 50%

São Paulo altera borderô de semifinal do Paulista, que apontava cerca de 90% de meias-entradas no setor Visa, 11 dias após a partida

EDUARDO ARRUDA
DO PAINEL FC
EDUARDO OHATA
PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

O setor que nasceu para ser diferenciado dos demais no Morumbi, no Parque Antarctica e na Vila Belmiro virou paraíso da meia-entrada. Na área Visa, que privilegia os torcedores que possuem cartão de crédito e se propõe a dar mais conforto, a venda de entradas com desconto ultrapassa os 50%.
Na semifinal entre São Paulo e Corinthians, no dia 19, a incidência de meias-entradas beirava a totalidade dos assentos, cerca de 90%. Após a operadora do setor ter sido contatada pela reportagem da Folha para falar sobre o assunto, o borderô foi alterado, apesar de terem se passado dez dias da partida.
O pedido de mudança partiu do clube mandante, informou a Federação Paulista de Futebol.
Levantamento feito durante as semifinais e o primeiro jogo decisivo do Estadual, com exceção do Pacaembu (que não tem o setor Visa), mostra que a incidência de meia-entrada na área VIP é muito superior à observada nos demais setores.
Um fator que contribui para esse alto índice de ingressos para estudantes e idosos são as falhas na fiscalização. A reportagem entrou com uma meia- -entrada em jogo no Morumbi sem mostrar identificação.
O bilhete para o jogo entre São Paulo e América de Cali, pela Taça Libertadores, foi adquirido pela internet, através do site Futebolcard. No ato da compra, um aviso informava a necessidade de comprovação do direito à meia-entrada.
No dia da partida, sem nenhum documento desse tipo, a reportagem entrou no estádio. Ocupou o lugar V243 do setor 12 na arquibancada Visa -antiga arquibancada vermelha.
Ao passar na catraca o cartão de crédito usado para adquirir o lugar, houve a identificação eletrônica de meia-entrada. No comprovante emitido pela catraca consta o valor de R$ 22,00 -preço com desconto, mais 10% de taxa de compra.
Mas a fiscal que tomava conta da catraca não pediu a comprovação do direito ao bilhete mais barato por meio de carteirinha ou outro documento.
No caso do estádio são-paulino, a Outplan, empresa que administra o serviço nos setores Visa, disponibiliza 18 mil lugares. No acordo, a companhia se compromete a investir R$ 5 milhões no Morumbi.
Mas conselheiros dizem que ela não tem como levantar a verba. No Palmeiras, a firma tampouco apresentou carta- -fiança exigida pelo clube, no valor de R$ 1 milhão.
A parte de tecnologia foi desenvolvida em parceria entre Outplan e Visa. Esta recebe o retorno na forma de exposição da marca e com a oportunidade de oferecer aos clientes um produto diferenciado. Já a Outplan é responsável pela parte operacional e leva uma porcentagem da venda dos ingressos.
Cartolas dos clubes buscam racionalizar essa abundância de meias-entradas verificada.
O alto índice no setor Visa desperta suspeitas e também pedidos de investigação por parte de conselheiros oposicionistas dos clubes envolvidos.
""Pelo que sei, há 60% de inteiras e 40% de meias-entradas no setor VIP. O sócio-torcedor entra com meia-entrada, na primeira fase da Libertadores houve pacote ligado às meias- -entradas e tem promoção de meias-entradas às quartas", disse Adalberto Baptista, diretor de marketing do São Paulo.
Já no Palmeiras, a existência de um problema é admitido.
""Com a entrada da Outplan, vamos ser um pouco mais rigorosos. Haverá mais critério na venda de ingressos, a gente entende que ainda há falhas. O Brasileiro será um bom teste", argumentou Fabio Raiola, diretor financeiro do clube.
""Mas a torcida do Palmeiras é mais jovem, tem muitos estudantes. O perfil é assim, pode não ser tudo uma questão de falha na venda de ingressos. Além disso, os conselheiros têm direito a meia-entrada."
Apesar de tudo, a Visa se mostra feliz com a parceria.
""O projeto do setor Visa teve início no Figueirense, em Santa Catarina, e hoje ele já está presente em sete clubes pelo Brasil. Estamos satisfeitos, 300 mil ingressos já foram vendidos", comemora Sabrina Sciama, representante de relações corporativas da Visa. ""Pela nossa base de dados, em algumas partidas há 20% de mulheres nessa área", diz ela.


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