São Paulo, domingo, 01 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Grandes" brigam pela Copa Mercosul

DA REPORTAGEM LOCAL

O novo calendário do futebol brasileiro acabou com a Copa Mercosul a partir de 2002. Mas, se depender de alguns dos "grandes" clubes, esta não é uma situação definitiva.
Na próxima terça, na reunião do Clube dos 13, a entidade que reúne os 19 maiores times do país, o presidente do Cruzeiro, Zezé Perella, apresentará proposta para que o torneio, que dá ao seu campeão US$ 4,6 milhões, volte a figurar no calendário.
Pela proposta do dirigente cruzeirense, a Mercosul funcionaria para os brasileiros como a Copa da Uefa para os europeus.
"Seria maravilhoso se os representantes daqui fossem escolhidos por critérios técnicos, a partir da classificação do Brasileiro. Se, por exemplo, os quatro primeiros do Nacional tiverem vaga na Libertadores, os sete brasileiros da Mercosul sairiam do 5º ao 11º lugar. Isso valorizaria muito o Brasileiro", diz Perella.
Não haveria, segundo o presidente cruzeirense, problemas com datas. Os jogos da Mercosul seriam realizados nos mesmos dias dos da Libertadores, sempre no meio de semana.
A idéia do vice-presidente do Clube dos 13 tem um adepto importante. O flamenguista Edmundo Santos Silva, um dos mentores do atual calendário, defende a mudança da Mercosul para o primeiro semestre.
"Tenho essa opinião desde sempre. O problema é que a Traffic sempre se opôs", afirma o dirigente carioca.
Segundo a Folha apurou, Corinthians e Palmeiras concordariam com a nova formulação.
O Vasco, de Eurico Miranda, também é favorável à permanência da competição no calendário. O deputado pepebista já declarou, inclusive, que irá à Justiça para que sua equipe esteja nas próximas edições da Mercosul.
A Traffic, organizadora da competição, já não vê com maus olhos a possibilidade de adequar a Mercosul ao novo calendário. "O problema é que não fomos ouvidos. Soubemos de tudo pela imprensa", diz Ruy Brisolla, vice-presidente da agência de marketing.
O assunto será tratado como prioritário na próxima reunião do Comitê Executivo da Sul-Americana, ainda sem data definida.


Texto Anterior: "Pequenos" de SP se consideram rebaixados com o novo calendário
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Copa dos Campeões e seleção esvaziam clássico do Campeonato Paraibano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.