São Paulo, sexta-feira, 01 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País não tem tradição nos Jogos

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil ainda está longe de ser uma potência olímpica. Em toda a história, o país conseguiu conquistar apenas 12 medalhas de ouro, 13 de prata e 26 de bronze.
Para se ter uma idéia, com esse pífio desempenho, o país ficaria apenas em quarto lugar nos Jogos de Paris-1900, a segunda Olimpíada da era moderna.
A história até que começou bem. Mesmo sem boas condições de competir, os brasileiros conseguiram três medalhas no tiro (ouro, prata e bronze) em Antuérpia-1920, primeira Olimpíada com participação do país.
Entretanto, o Brasil só foi subir novamente ao pódio olímpico 28 anos depois, com a conquista do bronze no torneio de basquete, em Londres-1948.
Depois do título de Guilherme Paraense, na pistola de tiro rápido, em 1920, o país só conquistaria novo ouro com Adhemar Ferreira da Silva, em 1952.
A pouca quantidade de medalhas é explicada, em parte, pela falta de investimento no esporte. Só nos últimos anos é que alguns atletas conseguiram patrocínios que garantiram estabilidade financeira para treinar e competir.
Mas o caminho ainda é longo. Nos últimos Jogos, em Atlanta-1996, o Brasil fez sua melhor participação na história, conquistando três medalhas de ouro, três de prata e nove de bronze.
Foi o suficiente para ficar em 25º lugar na classificação geral, mas a equipe brasileira ainda ficou atrás de países como Cazaquistão e Turquia, com pouca tradição olímpica. (ALF)


Texto Anterior: + Esporte - Pense: Livro faz resgate da história das "desventuras" olímpicas do Brasil
Próximo Texto: Futebol nacional: Dia-a-dia dos clubes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.