São Paulo, domingo, 01 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Com metade das partidas disputadas, média até a penúltima rodada foi de 8.871, menor do que marca de 1979
Meia Copa JH tem pior público da história

LUÍS SOUZA
DA REPORTAGEM LOCAL

É recorde a média de público da Copa João Havelange, em que todos os 25 times completaram ontem metade dos jogos que disputarão na fase inicial.
O Módulo Azul do "maior espetáculo do futebol mundial", como era anunciado em publicidade, é até agora o Brasileiro com a menor média de público da história.
Segundo o último dado disponível, levantado em federações estaduais e na Sport Promotion, empresa que organiza a Copa JH, 8.871 torcedores (média) assistiram a cada partida do torneio até a penúltima rodada.
O pior número até hoje é o da edição de 1979, em que 9.136 pessoas foram ao estádio por jogo. O campeonato teve início em 1971.
No ano passado, a média de público do Brasileiro foi de 16.572 pessoas por partida. Ou seja, em 2000 diminuiu quase pela metade o número de torcedores dispostos a ir aos estádios ver jogos em horários esdrúxulos determinados pela televisão, como às 18h dos sábados e às 18h30 dos domingos.
Apesar de surpreendente pelo tamanho, a queda de público era esperada na competição.
Historicamente, isso acontece quando há aumento no número de clubes participantes. Em 1992, por exemplo, a média foi de 16.035. Já no ano seguinte, com o inchaço de 12 equipes devido à manobra para trazer o Grêmio de volta à primeira divisão, o público médio do torneio caiu para 11.035.
Curiosamente, o jogo deste ano menos prestigiado no estádio envolveu um dos pivôs da última ""virada de mesa". Botafogo-RJ 3x1 Ponte Preta foi acompanhado por apenas 631 pessoas.
O clube carioca ajudou a parir a Copa JH ao evitar na Justiça esportiva o seu rebaixamento.
A solução encontrada pelo Clube dos 13, que reúne os principais times nacionais, e pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), foi criar a Copa JH, na tentativa de driblar a determinação de incluir o Gama na elite do futebol do país.
A manobra não funcionou, e o clube do DF também assegurou judicialmente sua vaga no novo torneio. Para se chegar aos 25 times do Módulo Azul, ainda foram promovidos da segunda para a primeira divisão Fluminense, Bahia, América-MG e Juventude.
Para aumentar o descrédito da competição, também contribuem outros fatores, como o regulamento, o 30º diferente em 30 edições de Brasileiros.
De acordo com ele, uma equipe da terceira divisão do torneio, que tem 114 times em quatro módulos, poderá ser campeã nacional.
Há ainda a tabela. Neste Nacional, a programação dos jogos desafia a lógica. Até o dia 18, o Botafogo-RJ terá jogado seis vezes seguidas como mandante.
Até a oitava rodada, o Goiás havia feito oito jogos, enquanto a Ponte Preta havia disputado dois. E mais: o Vasco fez suas três primeiras partidas em casa. No total, a equipe será mandante em 13 de seus 24 jogos na fase inicial.
A média de público do Campeonato Inglês, que é disputado por pontos corridos e sempre repete seu regulamento, chega a cerca de 35 mil pessoas por jogo.
Outro indicativo: o maior público da rodada de abertura do torneio foi obtido no confronto transmitido pela TV, a vitória do atual campeão Manchester United sobre o Newcastle, por 2 a 0, presenciada por 67.477 pessoas.
A situação criada fora de campo ainda foi agravada com a bola rolando. Nos times que disputam a Copa JH, sobraram poucas estrelas, a maioria foi negociada pelos dirigentes com clubes do exterior.


Texto Anterior: Contardo Calligaris: Balanço olímpico

Próximo Texto: Campeonato motiva os sem-parceria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.