São Paulo, terça-feira, 01 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Zé Cabala e o sono eterno

JOSÉ ROBERTO TORERO
COLUNISTA DA FOLHA

Dessa vez, cheguei bem cedo à casa de Zé Cabala, tão cedo que ele e Gulliver ainda estavam dormindo. Bati palmas e, depois de alguns instantes, vi Gulliver espiando pela fresta da janela. Logo depois ele gritou:
- Não, mestre, não é o cara da cobrança.
O grande guru recebeu-me de pijama e com os olhos remelentos. O próprio turbante estava um pouco amassado. Entre um bocejo e outro, ele pediu um real para os pãezinhos e, depois, ordenou que eu me sentasse:
- Ainda estou com sono, meu rapaz. Espero que você não exija muito de meus poderes a essa hora da madrugada.
- Eu gostaria de falar com aquele que foi um dos maiores craques da história da Lusa.
- Ah, bom. Nesse caso, o sono até vai ajudar um pouco.
O mestre, então, inclinou-se sobre a mesa e começou a ressonar baixinho. Depois de um forte ronco, ele se ergueu, foi até o quarto e voltou fazendo embaixadinhas com um despertador.
Eu perguntei:
- Quem és tu, alma do além?
E ele me respondeu:
- Meu nome é Enéas!
Por um segundo pensei que a televisão estivesse ligada no horário eleitoral, mas logo notei que não estava diante do candidato Enéas, mas de Enéas de Camargo, o habilidoso meia que fez história jogando pela Lusa.
- Tudo bem com o senhor, senhor Enéas.
- Tudo, meu filho, mas o Senhor está aqui ao meu lado. Chame-me de Enéas. Ou de você.
- Eu gostaria de saber em que clubes você jogou antes de vestir a camisa da Lusa.
- Nenhum. Eu comecei a minha vida de jogador no Canindé.
- Pelas minhas anotações, você ficou lá de 1971 a 1979 e marcou 179 gols.
- Confere. E alguns foram muito bonitos.
- Vi alguns jogos seus e achava o seu futebol muito elegante.
- Se você está dizendo, quem sou eu para falar o contrário...
- Mas você tinha fama de desligar do jogo, assim como Souza e Alex hoje em dia.
- Digamos que eu poupava energia para decidir o jogo num lance só.
- Você também jogou no Bologna e no Palmeiras, certo?
- O Bologna não foi uma boa experiência. Era um time médio, e eu não tinha um bom jogador para tabelar. Quanto ao Palmeiras, a fase por lá estava tão ruim que qualquer um afundava. Depois disso, comecei aquele périplo de fim de carreira da maioria dos jogadores: fui para XV de Piracicaba, Juventude, Desportiva, Ponta Grossa e Central de Cotia.
- Não é curioso que um craque como você tenha conquistado apenas uma taça na carreira?
- Meia taça, você quer dizer.
- É verdade, o seu único título foi aquele Paulistão dividido com o Santos em 1973.
- É, aquele em que o Armando Marques errou a contagem dos pênaltis e acabou nos favorecendo. Um erro de matemática foi a maior glória da minha vida.
Estava me preparando para fazer mais uma pergunta quando o mestre desabou de vez e começou a roncar feito uma tempestade.
Pensei em acordá-lo, mas, antes disso, Gulliver chegou da padaria trazendo pãezinhos crocantes e tomamos juntos um delicioso café da manhã. Para distrair, ele ligou a televisão e, bem naquela hora, um candidato berrava:
- Meu nome é Enéas!
Que saudades do original...

Coração
O primeiro jogo entre um grande jogador e sua ex-torcida é mais ou menos como o primeiro encontro entre um casal que se separou. Ela pensa: "Hum, ele está meio gordo". Ele se pergunta: "Será que ela sente a minha falta...?". Domingo, Ricardinho viu a Fiel com namorado novo. Com dois gols, Gil deu um grande passo para se tornar o herdeiro do amor da Fiel.

Suor
Imagino que os jogadores dos times que enfrentam o Palmeiras devem lutar para ver quem fica com a camisa de Dodô. Ela já vem limpinha, sem uma gota de suor...

2 = 9
O 3-5-2 de Geninho deu mais liberdade para Mancini e ele está aproveitando. O ala-direito do Atlético-MG já fez nove gols. Para comparar, os vice-artilheiros do time, Marques e Paulinho, têm três.

E-mail torero@uol.com.br



Texto Anterior: Basquete - Melchiades Filho: Um domingo qualquer
Próximo Texto: Vôlei: Brasil cai na primeira decisão do Mundial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.