São Paulo, sábado, 2 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tergat tem assédio de popstar

da Reportagem Local

O tricampeão da São Silvestre Paul Tergat, 29, viveu ontem momentos de popstar durante a premiação da prova, no auditório da Fundação Cásper Líbero.
O corredor queniano deu dezenas de autógrafos, posou para fotos, distribuiu abraços e apertos de mãos e chegou a provar chimarrão, oferecido pelo atleta gaúcho Claudiomir da Conceição, 31. "É bom, mas é quente", declarou Tergat, que hesitou antes de dar três goles na bebida.
"É um prazer ver um campeão provando o chimarrão da nossa cidade", disse Claudiomir, gaúcho de Venâncio Aires, frisando que a cidade é "a capital do chimarrão".
Tergat conseguiu até atenuar o forte assédio dos fãs ao brasileiro Ronaldo da Costa, recordista mundial da maratona e que não correu a São Silvestre por estar contundido. Cercado por admiradores, o corredor brasileiro avistou o queniano entrar no auditório e gritou: "Olha lá o Paul Tergat".
Pelo menos metade da pequena multidão correu em direção ao atleta africano.
Depois de ter vencido em 95 e 96, mas perdido para o brasileiro Émerson Iser Bem em 97, Tergat dizia ter ficado muito feliz por sentir novamente o gosto da vitória.
"Foi meu reencontro com o público de São Paulo", disse o queniano, que culpara o público pela derrota de 97, quando um torcedor lhe atirou um copo de água. "Agora não houve incidentes."
Tergat afirmou ter feito uma prova tática. "A corrida começou forte, com muita velocidade. Só no último quilômetro eu percebi que ia ganhar", afirmou, ressaltando que poderia ter feito menos de 44min47s se não estivesse tão quente -a prova masculina começou sob temperatura de 27C.
Uma das vantagens de Tergat para a São Silvestre -assim como de Olivera Jevtic, que ganhou entre as mulheres- é o costume de disputar provas de cross country (corridas em terrenos acidentados).
Como o circuito da São Silvestre é irregular, para quem tem o hábito de disputar cross country as chances de vitória são maiores.
Ontem pela manhã, Tergat, que se dizia "muito cansado", foi correr no parque do Ibirapuera.
Anteontem à noite, jantou com colegas quenianos e representantes do seu patrocinador no hotel Maksoud Plaza.
Hoje embarca para o Uruguai, onde disputa na próxima terça-feira a prova de San Fernando (de 10 km), da qual é o atual campeão.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.