São Paulo, Quarta-feira, 02 de Fevereiro de 2000


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+ESPORTE - ELETRÔNICA
Internet mostra os carros da F-1 antes de eles irem à pista


RODRIGO FRANÇA
da Reportagem Local

A menina dos olhos da F-1 deste ano é a Internet. Ontem, a Prost trocou o patrocínio tabagista da Gauloises pelo portal de busca Yahoo!. Foi o símbolo do início de uma era em que o cigarro perde espaço -já é minoria na categoria- e em que a Internet começa a injetar dinheiro na F-1. E, a F-1, na Internet.
Um dos exemplos desse investimento da categoria na Web pode ser conferido nesta época do ano, que costuma ser recheada de lançamentos dos modelos. Só nesta semana houve uma concentração de três apresentações.
Ontem, foi a vez da Prost. Hoje, a Sauber mostra seu carro em Zurique. E, amanhã, é a vez da McLaren revelar à imprensa seu novo modelo. Essas últimas duas equipes prometem a cobertura em tempo real do lançamento do modelo 2000 em seu site, como já o fizeram BAR e Williams.
O endereço virtual da Sauber tem até mesmo um relógio marcando as horas, minutos e segundos que faltam até o "show" armado em Zurique -com direito a público pagante- começar.
Além disso, de mera fonte de informações promocionais, os sites também passaram a fornecer dados históricos, compras on line e até jogos interativos.
Os sites das equipes ainda oferecem a possibilidade de se conhecer os carros da F-1 antes mesmo deles irem à pista -o primeiro GP está marcado para 12 de março, na Austrália.
A rede é a melhor opção para quem tem curiosidade de ver as novas cores dos carros de 2000, já que as imagens dos testes de inverno e, logo, dos novos modelos são escassas na TV brasileira.
Se você visitar o site da BAR, vai se deparar, logo na página de abertura, com a nova aparência dos carros do time, que, neste ano, corre com as cores da marca tabagista Lucky Strike.
Mudança mais radical pode ser vista no site da Jaguar, que aposentou o tradicional xadrez escocês da Stewart para trazer o verde da marca que estreia na F-1.
A Williams também está de "roupa" nova. A equipe trocou o vermelho dos cigarros Winfeld pelo azul e branco da BMW, que volta à F-1 depois dos anos 80, quando equipou a Brabham de 83, que deu o primeiro título da era turbo a Nelson Piquet.
Esse tipo de informação histórica, por sinal, é outra atração dos sites das equipes. Mesmo a Arrows, uma das piores do grid e da Internet, possui uma seção dedicada ao passado do time.
A apresentação de dados da dupla de pilotos do time também é um fator comum. Na Ferrari, já é possível encontrar números da carreira de Rubens Barrichello.
O site, no entanto, pode estar registrando a primeira saia-justa do time de Maranello com o brasileiro neste ano que, muitos dizem, será um tanto turbulento.
A tabela com os melhores resultados de Barrichello na F-1 oculta um segundo lugar conquistado em 1995, quando ele pilotava para a equipe Jordan. Juntamente com o GP de Mônaco, em 1997, esse é o melhor resultado até hoje do brasileiro na F-1.
O pódio foi conquistado no GP do Canadá. Jean Alesi, o primeiro colocado, pilotava -justamente- uma Ferrari.


PARA INGLÊS LER
Os sites das equipes de F-1 têm uma língua oficial: a inglesa. Poucos apresentam opções fora do idioma falado no berço do automobilismo. Entre as exceções, estão as italianas Ferrari e Minardi e a francesa Prost, que tem versões para os seus idiomas de origem.

FÃ DE CARTEIRINHA
Outra opção que a maioria dos sites das equipes oferecem é o endereços dos fãs-clubes. Há ainda equipes como a McLaren que oferecem ao internauta um plano para ser membro do "time oficial", que inclui descontos em produtos licenciados -como camisas, bonés e chaveiros.



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