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+ESPORTE - ELETRÔNICA
Internet mostra os carros da F-1 antes de eles irem à pista
RODRIGO FRANÇA
da Reportagem Local
A menina dos olhos da F-1 deste ano é a Internet. Ontem, a
Prost trocou o patrocínio tabagista da Gauloises pelo portal de
busca Yahoo!. Foi o símbolo do
início de uma era em que o cigarro perde espaço -já é minoria
na categoria- e em que a Internet começa a injetar dinheiro na
F-1. E, a F-1, na Internet.
Um dos exemplos desse investimento da categoria na Web pode ser conferido nesta época do
ano, que costuma ser recheada
de lançamentos dos modelos. Só
nesta semana houve uma concentração de três apresentações.
Ontem, foi a vez da Prost. Hoje,
a Sauber mostra seu carro em
Zurique. E, amanhã, é a vez da
McLaren revelar à imprensa seu
novo modelo. Essas últimas duas
equipes prometem a cobertura
em tempo real do lançamento do
modelo 2000 em seu site, como já
o fizeram BAR e Williams.
O endereço virtual da Sauber
tem até mesmo um relógio marcando as horas, minutos e segundos que faltam até o "show" armado em Zurique -com direito
a público pagante- começar.
Além disso, de mera fonte de
informações promocionais, os
sites também passaram a fornecer dados históricos, compras on
line e até jogos interativos.
Os sites das equipes ainda oferecem a possibilidade de se conhecer os carros da F-1 antes
mesmo deles irem à pista -o
primeiro GP está marcado para
12 de março, na Austrália.
A rede é a melhor opção para
quem tem curiosidade de ver as
novas cores dos carros de 2000,
já que as imagens dos testes de
inverno e, logo, dos novos modelos são escassas na TV brasileira.
Se você visitar o site da BAR,
vai se deparar, logo na página de
abertura, com a nova aparência
dos carros do time, que, neste
ano, corre com as cores da marca
tabagista Lucky Strike.
Mudança mais radical pode ser
vista no site da Jaguar, que aposentou o tradicional xadrez escocês da Stewart para trazer o verde
da marca que estreia na F-1.
A Williams também está de
"roupa" nova. A equipe trocou o
vermelho dos cigarros Winfeld
pelo azul e branco da BMW, que
volta à F-1 depois dos anos 80,
quando equipou a Brabham de
83, que deu o primeiro título da
era turbo a Nelson Piquet.
Esse tipo de informação histórica, por sinal, é outra atração
dos sites das equipes. Mesmo a
Arrows, uma das piores do grid e
da Internet, possui uma seção
dedicada ao passado do time.
A apresentação de dados da
dupla de pilotos do time também
é um fator comum. Na Ferrari, já
é possível encontrar números da
carreira de Rubens Barrichello.
O site, no entanto, pode estar
registrando a primeira saia-justa
do time de Maranello com o brasileiro neste ano que, muitos dizem, será um tanto turbulento.
A tabela com os melhores resultados de Barrichello na F-1
oculta um segundo lugar conquistado em 1995, quando ele pilotava para a equipe Jordan. Juntamente com o GP de Mônaco,
em 1997, esse é o melhor resultado até hoje do brasileiro na F-1.
O pódio foi conquistado no GP
do Canadá. Jean Alesi, o primeiro colocado, pilotava -justamente- uma Ferrari.
PARA INGLÊS LER
Os sites das equipes de F-1 têm
uma língua oficial: a inglesa.
Poucos apresentam opções fora
do idioma falado no berço do
automobilismo. Entre as
exceções, estão as italianas
Ferrari e Minardi e a francesa
Prost, que tem versões para os
seus idiomas de origem.
FÃ DE CARTEIRINHA
Outra opção que a maioria dos
sites das equipes oferecem é o
endereços dos fãs-clubes. Há
ainda equipes como a McLaren
que oferecem ao internauta um
plano para ser membro do "time
oficial", que inclui descontos em
produtos licenciados -como
camisas, bonés e chaveiros.
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