São Paulo, sexta-feira, 02 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ESPORTE - PENSE
Livro sobre psicologia no esporte quer ocupar lacuna, mas se perde

DA REPORTAGEM LOCAL

O trabalho do psicólogo é hoje visto como fundamental para melhorar o desempenho do atleta profissional.
Mais do que isso: nas últimas décadas na Europa e nos Estados Unidos e, nos últimos anos, no Brasil, descobriu-se a importância de preparar a cabeça dos atletas para estes atingirem melhor performance nas competições.
Mas, apesar de muito utilizada, a psicologia do esporte ainda é pouco discutida no país. Tentando preencher um pouco esta lacuna, a psicóloga Gisela Sartori Franco lançou o livro "Psicologia no esporte e na atividade física: uma coletânea sobre a prática com qualidade".
A autora conta um pouco de sua experiência no clube Pinheiros (1988-91), e no vôlei do BCN/Osasco (1994-96). Aliado a isso, Gisela tenta traçar os principais objetivos do psicólogo que trabalha com esporte.
O livro é dividido em duas partes. Na primeira, a autora dá um breve histórico da área e busca esclarecer os principais fundamentos do trabalho do psicólogo com os atletas profissionais.
Na segunda parte há um emaranhado de textos curtos diversos, nem sempre referentes -especificamente- à psicologia do esporte. Na verdade é uma junção de diversos artigos publicados na revista "Forma Física", durante os quatro anos em que a autora contribuiu para a publicação (de 1994 a 98).
No fundo, a preocupação da autora é com qualidade de vida. Ela dá dicas que servem não só para atletas profissionais, como para os esportistas ocasionais, que praticam alguma modalidade só para manter a forma física.
O grande problema desta segunda parte, é que a autora generaliza muito o trabalho do psicólogo, entrando em áreas nem sempre afins. Ela discute, por exemplo, os benefícios da aromaterapia ou como a astrologia pode dar algumas coordenadas na vida da pessoa. Isso gera um verdadeiro "balaio de gato".
As dicas dadas pela autora para melhorar a performance no esporte e na vida, às vezes, esbarram no puro manual de auto-ajuda. Isso não serve -sem dúvida- para diminuir algum preconceito que a psicologia esportiva ainda enfrenta no país.
Em um dos capítulos, Gisela faz entrevistas com atletas de diversas modalidades. Não fica muito claro o critério de escolha da autora, que pôs juntos esportistas tão diferentes como o ultramaratonista Valmir Nunes ou a meio-de-rede Ida. As conversas -muito breves- não detalham os métodos de preparação seguidos pelos atletas.
Apesar de tudo, o livro ainda é um dos poucos trabalhos que tratam do tema no país. (ADALBERTO LEISTER FILHO)

FICHA
Livro: Psicologia no esporte e na atividade física: uma coletânea sobre a prática com qualidade Autora: Gisela Sartori Franco Número de páginas: 206 Preço: R$ 28 Editora: Manole (R. Conselheiro Ramalho, 516 - São Paulo) Telefone: 0/xx/11/7295-2294

TRECHO
"Se você se considera uma atleta ou pelo menos acredita que pode vir a ser uma, encare o jogo de frente (sic)! Não se deixe iludir por falsos objetivos que não condizem com a sua natureza, mas jamais deixe de traçá-los." Gisela Sartori Franco, aconselhando atletas profissionais e amadores E-mail
mais.esporte@uol.com.br


Texto Anterior: Boxe - Eduardo Ohata: O vexame de Vitor Belfort
Próximo Texto: Atividade começou com erros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.