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AUTOMOBILISMO
Escuderia italiana já descarta a possibilidade de correr com o F2002 no GP da Malásia, em duas semanas
Ferrari só vai estrear carro em Interlagos
FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A MELBOURNE
O autódromo de Interlagos vai
assistir à estréia do novo carro da
Ferrari. A equipe já decidiu: se nada de errado acontecer, vai estrear
o F2002 na terceira etapa do Mundial, o GP Brasil, no dia 31.
A possibilidade de correr na
Malásia, dentro de duas semanas,
foi descartada. Até lá, segundo os
técnicos ferraristas, não haveria
tempo para resolver os problemas
da nova caixa de câmbio.
Na abertura do Mundial de F-1,
que aconteceria na madrugada de
hoje, a escuderia italiana utilizaria
o F2001, seu carro da última temporada. Foi a primeira vez desde a
temporada de 1978 que a Ferrari
iniciou um campeonato com um
modelo do ano anterior.
O resultado, pelo menos nos
treinos em Melbourne, foi satisfatório. O time foi o mais rápido em
todos os treinos livres e, na sessão
classificatória, conseguiu dobradinha com Rubens Barrichello e
Michael Schumacher -foi a
quarta pole position do piloto
brasileiro na categoria.
Esse treino oficial era considerado vital para o planejamento ferrarista. Com os bons resultados
obtidos, o time poderá trabalhar
sem pressa no desenvolvimento
de seu novo carro. Um desempenho desastroso, no entanto, aceleraria todo o processo. E a equipe
correria para tentar estrear o
F2002 já em Sepang.
O principal problema do novo
carro, por enquanto, está na caixa
de câmbio, fundida no mesmo
bloco do motor. A solução, revolucionária, ainda não mostrou resistência suficiente para suportar
o ritmo de um GP completo.
"Queremos fazer tudo com
muita segurança. E por isso a Ferrari achou melhor trazer o carro
de 2001 para cá", declarou Barrichello, à Folha, no paddock de
Melbourne. "Para ser sincero e falar a verdade, não sei direito qual
foi o problema que surgiu."
O brasileiro é o único piloto titular da F-1 que ainda não andou
com o carro 2002 de sua equipe.
Schumacher, por sua vez, já percorreu mais de 800 quilômetros
com o F2002. E até o inexpressivo
Luca Badoer, piloto de testes ferrarista, experimentou o modelo.
"A partir do momento que a
Ferrari decidiu vir para cá com o
carro velho, passamos a nos concentrar nele. Até o carro novo
participar de uma prova, vou ter
bastante tempo para me acostumar. Estou tranquilo", afirmou.
"Não estou preocupado com isso. Pelo que sei, o novo carro é
bem fácil de guiar. E parece ser
ainda mais rápido que o do ano
passado", completou o brasileiro.
Nesta semana, a Ferrari deve
voltar a centrar fogo no F2002,
com Badoer e Luciano Burti, seu
outro piloto de testes.
Não estão descartados testes de
Barrichello e Schumacher, antes
do embarque para a prova da Malásia, no próximo final de semana.
Os dois pilotos titulares, no entanto, só devem mesmo se debruçar sobre o novo carro depois da
corrida de Sepang. Preparando-o
para a corrida de Interlagos.
Por enquanto, a escuderia não
confirma oficialmente que levará
o F2002 para São Paulo. Mas também não nega essa informação.
O modelo é o oitavo a ser construído pelo projetista Rory Byrne
nas oficinas de Maranello. Na opinião do sul-africano, contratado a
pedido de Schumacher, "é a melhor Ferrari já construída".
"Esse carro não é apenas bonito.
Posso garantir que essa máquina
é a mais competitiva que já saiu de
nossas pranchetas", afirmou, no
lançamento do F2002.
O tetracampeão concorda. "O
carro é muito mais rápido que o
de 2001. Não vejo a hora de poder
colocá-lo em uma corrida. Estamos bastante otimistas."
Não é difícil de acreditar. Para
desespero de Williams e McLaren, apontadas como principais
adversárias da Ferrari no Mundial
que começou na madrugada.
Veja o resultado do GP da Austrália no
www.folha.com.br/esporte
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