UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

Chegou a hora

CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

Vai começar a luta por uma vaga nas quartas-de-final da Superliga de vôlei.
No torneio masculino, a força vem do Sul: das oito equipes classificadas, quatro são dessa região do país. Mais: os dois times com melhores campanhas são sulistas. A líder Unisul é de Santa Catarina. A vice-líder Ulbra é do Rio Grande do Sul.
Mas, você sabe, a partir de agora é como se estivesse começando um outro campeonato. São três partidas, quem ganhar duas se classifica. E leva a melhor quem cresce em decisão, quem tem o melhor conjunto e nervos de aço. A campanha da primeira fase vale porque dá a vantagem do mando de campo.
Dos quatro confrontos, que começam a ser disputados no sábado, o que vai ferver mais é entre o Suzano, do técnico Ricardo Navajas, e o Telemig-Minas, de Cebola. Os dois times são os que mais vezes foram campeões brasileiros nos últimos dez anos: cada um conquistou três títulos.
Difícil fazer um prognóstico, mesmo porque são dois times que crescem em decisão. Nos dois confrontos, na fase de classificação, cada um teve uma vitória. O Suzano começou o torneio meio irregular por causa da saída de Giovane, mas acabou se acertando. Tem um bom levantador, Marcelinho, e um time guerreiro.
O Minas deu uma caída no segundo turno, quando sofreu seis das oito derrotas do time. A equipe ainda parece sentir saudade de Dante e André Nascimento, que nesta temporada foram jogar no exterior, e não apresenta o mesmo conjunto dos anos anteriores.
Mas você também não pode esquecer de um grande detalhe: o Minas é um time acostumado às decisões e conta com o levantador Maurício. E se ele estiver inspirado... Bem, você sabe o estrago que Maurício pode provocar nos bloqueios adversários.
Nesse duelo, caro leitor, fica difícil arriscar palpite. Mas, mesmo irregular, ainda acho que o Minas tem um ligeiro favoritismo.
Nos outros jogos, não há tanto mistério: a Unisul deve ganhar da Intelbrás. Banespa e Ulbra vão ter mais trabalho, mas também são os favoritos diante do Bento Gonçalves e do Palmeiras.
No feminino, também não há muitas dúvidas: MRV-Minas e BCN/Osasco são os dois grandes favoritos para a disputa do título. Mas até chegar à decisão, o time mineiro, por ter acabado em primeiro lugar na fase de classificação, vai encontrar pela frente um caminho mais suave.
Nas quartas-de-final, o Minas vai enfrentar um adversário mais frágil: o São José. Já o BCN vai precisar suar mais diante do Pinheiros. Passando por essa etapa, as mineiras vão jogar nas semifinais contra o vencedor de Macaé x Campos. Já o time de Osasco pegará o ganhador da série entre Rexona e São Caetano.
 
Para encerrar, vale lembrar que a Federação Italiana de Vôlei vai definir hoje a pena do atacante Giba, que teve seu exame antidoping positivo para maconha. Ele deve pegar uns dois meses de suspensão. Mais do que isso vai ser uma surpresa.

Japonês
O Suntory, do atacante Gílson, conseguiu se classificar para a fase final do Campeonato Japonês. No jogo que valia a quarta e última vaga, o time derrotou o Toray por 3 sets a 2. Gílson registrou uma façanha impressionante na partida: marcou 50 pontos. Os outros três finalistas são: NEC, do brasileiro Anderson, JT e Panasonic.

Italiano
O Cuneo, do atacante Giovane, venceu o Padova por 3 sets a 2 pelo Campeonato Italiano. Giovane foi o maior pontuador da equipe, com 16 pontos. O Cuneo é o oitavo colocado, com oito derrotas em 26 jogos, e ainda luta por uma vaga nas quartas-de-final. Faltam só três rodadas para o fim da fase de classificação. A liderança é do Treviso, seguido pelo Macerata, de Nalbert, e pelo Modena, de Dante.

E-mail cidasan@uol.com.br


Texto Anterior: Alguma coisa mudou no Corinthians
Próximo Texto: Futebol - José Geraldo Couto: Mestres, inventores e craques
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.