São Paulo, sábado, 04 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Na metade de quase todos nacionais, Velho Continente vê líderes com até 30 pontos de diferença sobre lanternas

Ponto corrido na Europa expõe abismo

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao final da fase de classificação do Brasileiro-2002, a diferença de pontos entre o primeiro colocado, o São Paulo, e o último colocado, o Botafogo, foi de 27 pontos. Essa é praticamente a mesma diferença de pontos entre os líderes e os lanternas dos principais campeonatos nacionais europeus, que já estão quase todos na metade.
Neste ano, pela primeira vez na história, o Campeonato Brasileiro será disputado por pontos corridos, modelo consagrado na Europa -há um receio por parte de alguns dirigentes nacionais de que o interesse pelo Nacional vai cair se um time disparar na tabela.
O Campeonato Inglês é o que está mais adiantado entre as principais ligas nacionais européias. Nesta semana, foi completada a 22ª rodada, e o Arsenal lidera com 46 pontos, 30 a mais que o West Ham, lanterna -a fase de classificação do Brasileiro de 2002 teve 25 rodadas, e o São Paulo consolidou sua diferença de 27 pontos sobre o Botafogo na rodada final.
O Campeonato Alemão, que está exatamente em sua metade, também mostra um ""abismo" entre o primeiro e o último colocados maior que o visto no último Brasileiro. O Bayern, após 17 rodadas (é ""campeão de inverno"), possui 39 pontos, 29 a mais que que o lanterna Energie Cottbus.
Na Itália, a diferença entre o Milan e o Como é de 28 pontos. Mas isso em apenas 15 rodadas.
Na Espanha, a Real Sociedad leva 26 pontos de vantagem sobre o último colocado, o Recreativo Huelva, que, assim como Como, já vislumbra o rebaixamento.
O Francês é o que tem menor diferença de pontos entre o líder e o lanterna entre as grandes ligas européias. O Olympique está ""só" 18 pontos na frente do Montpellier, mas tradicionalmente o Francês não conta com supertimes ou times hegemônicos.
Exceção feita ao Real Sociedad na Espanha, os principais campeonatos nacionais europeus são dominados por membros do G-14, grupo que reúne os clubes mais poderosos do continente -porém o poderoso Real Madrid já está se recuperando.
A situação mais tranquila de um líder entre as principais ligas européias é a do Bayern, que tem seis pontos a mais que o segundo colocado, o Borussia Dortmund.
Na temporada passada, o campeonato europeu que terminou com a maior diferença de pontos entre o primeiro e o último colocado foi o Inglês -59 pontos separaram o campeão Arsenal e o lanterninha Leicester City.
Se São Paulo e Botafogo repetissem em um hipotético segundo turno as campanhas que fizeram na fase de classificação do Nacional passado, o time paulista terminaria o torneio com 54 pontos a mais que o rival carioca.
O Brasileiro-2003 terá 46 rodadas, pois será disputado em turno e returno com 24 equipes -os maiores torneios europeus têm 20 times. Será o mais extenso campeonato nacional do planeta.
A competição terá apenas dois rebaixados, o que diminui a disputa no pé da tabela, mas já estão garantidas vagas em competições internacionais para pelo menos nove clubes -os três primeiros jogam a Libertadores, e os seis mais bem colocados na sequência vão para a Copa Sul-Americana.



Texto Anterior: Futebol - José Geraldo Couto: Misturados venceremos
Próximo Texto: Público é bom até para quem vai mal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.