São Paulo, sábado, 04 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Em seu primeiro torneio depois da cirurgia no quadril, brasileiro é eliminado por Gaston Gaudio nas quartas-de-final

Guga perde para cansaço, frio e argentino

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A PALMA DE MALLORCA

Cinco jogos em cinco dias foram demais para um Gustavo Kuerten ainda em recuperação. Sentindo cansaço e ainda enfrentando garoa, frio e um rival embalado, o brasileiro foi eliminado ontem do Torneio de Mallorca.
Em apenas 61 minutos, ele perdeu para o argentino Gaston Gaudio, por 2 a 0 (7/5 e 6/0), pelas quartas-de-final da competição.
Foi a primeira derrota de Guga depois da cirurgia no quadril. Hoje, às 7h (de Brasília), ao lado do mineiro André Sá, ele joga pelas semifinais do torneio de duplas.
"Senti um pouco de cansaço. Estou voltando agora e ainda não alcancei 100% da minha forma. Se pudesse, pedia para ser substituído no segundo set. O André Sá poderia entrar no meu lugar", brincou o catarinense, que não ficou abalado com a eliminação.
"Para mim, a semana foi perfeita. Quando cheguei aqui, foi até meio frustrante treinar com os outros caras, que estavam em melhor forma. Hoje [ontem", já consegui fazer um bom primeiro set com o Gaudio, um dos quatro melhores jogadores de saibro na atualidade", declarou Kuerten.
O jogo começou com uma hora e 15 minutos de atraso, devido à chuva em Palma de Mallorca. E foi com frio de 10C e muito vento que Guga e Gaudio fizeram um primeiro set equilibrado até o 5/5.
No 11º game, no entanto, o argentino quebrou o serviço de Guga. No game seguinte, confirmou seu saque, fechou o primeiro set em 7/5 e partiu para a vitória.
Debaixo de garoa, o brasileiro, segundo colocado no ranking de entradas, não ofereceu resistência para Gaudio, 37º da mesma lista.
Guga teve seu serviço quebrado logo no primeiro game e, já de agasalho, desperdiçou seus saques no terceiro e quinto games.
Mantendo seu ritmo de jogo, o argentino fez 6/0 em apenas 24 minutos de set, sem dificuldades.
As estatísticas mostram a superioridade de Gaudio. Foram cinco aces (saques sem resposta) contra três de Guga. Ele teve, ainda, um aproveitamento de 83% do primeiro serviço, contra 62%.
A vitória sobre o brasileiro selou a segunda semana consecutiva de sucessos para Gaudio. No último domingo, ele conquistou o Torneio de Barcelona, seu primeiro título da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
"Estou bem desde a semana passada. Foi difícil jogar com todo aquele vento, aquela chuva fina. Mas se você pensa nisso, perde a concentração", afirmou.
Ele acredita que, em condições normais, teria encontrado maior dificuldade. "O Guga vem de uma lesão e talvez por isso não esteja com toda a sua mobilidade. Ele não está em forma ainda, mas é o melhor jogador de saibro de todos os tempos", completou.
Por ter chegado às quartas-de-final, Guga ganhou 40 pontos no ranking de entradas e vai manter a segunda colocação na lista que será divulgada na segunda-feira.
Maior ameaça à vice-liderança do brasileiro, o espanhol Juan Carlos Ferrero não disputou nenhum torneio nesta semana.
Já na Corrida dos Campeões, que leva em conta apenas os resultados de 2002, Kuerten vai continuar muito longe dos líderes. Com os oito pontos ganhos por suas duas vitórias na chave de simples do Torneio de Mallorca, ele vai a dez pontos no ano, o que o colocará, aproximadamente, como o 112º da temporada.



Texto Anterior: Motor - José Henrique Mariante: Passeio
Próximo Texto: Jogo de duplas servirá como um treino físico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.