São Paulo, sábado, 04 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Australiano cabula Jogos, mas conquista mais pontos do que campeão

Hewitt sobe no ranking com atalho antiolímpico

FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

Em 2000, Lleyton Hewitt viveu uma grande decepção olímpica.
Era a maior esperança australiana para ganhar o torneio de tênis em Sydney, mas caiu logo na estréia diante de Max Mirnyi.
Neste ano, ele nem deu as caras em Atenas, e ninguém sentiu muito a sua falta (os holofotes estavam concentrados no suíço Roger Federer e no americano Andy Roddick), mas foi o grande vencedor do período olímpico.
O chileno Nicolás Massú, campeão em Atenas em simples e duplas, deixou a Olimpíada com 325 pontos a mais no ranking de entradas da ATP e deu um pulo da 14ª para a 11ª colocação.
Com dois títulos (Washington e Long Island) nas semanas olímpicas, Hewitt teve a mesma ascensão, mas do oitavo para o quinto posto, e acumulou 350 pontos.
Em termos monetários, o australiano também levou a melhor.
Como premiação pelas duas conquistas, ele engordou a conta bancária em US$ 121.200. Já Massú recebeu somente as coroas de folhas de oliveira, os buquês de flores e as medalhas, que acabaram esquecidas na Vila Olímpica.
Além disso, o chileno, que derrotou Gustavo Kuerten na estréia, teve uma missão mais dura.
Sobreviveu em uma chave cheia de top ten (oito deles estavam na Grécia para o mais forte torneio olímpico da história) e derrotou o espanhol Carlos Moyá, quarto do mundo, nas quartas-de-final.
Na final, encarou cinco sets para conquistar a segunda medalha de ouro de seu país desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas-1896. A primeira também havia tido participação sua, nas duplas ao lado de Fernando Gonzalez.
Já Hewitt teve como adversário mais bem ranqueado nas duas competições o argentino Juan Ignácio Chela, atual 17º colocado do mundo. Na decisão de Washington, seu rival foi Gilles Muller, de Luxemburgo, que antes da campanha na capital norte-americana registrava apenas uma vitória em torneios de primeira linha da ATP e ocupava somente a 124ª colocação no ranking.
"Foi um jogo duro, já que eu nunca tinha o visto jogar", disse Hewitt, que marcou 6/3 e 6/4.
O australiano teve que disputar três sets só duas vezes nas campanhas que resultaram em seus dois títulos no mesmo período.
No total, o australiano disputou 22 sets em Washington e Long Island ao longo das duas semanas.
Apenas no final de semana decisivo da Olimpíada, com as finais de duplas e simples, Massú jogou dez sets em 24 horas. No total, foram 17 no torneio individual e 14 no de parceiras.
"Eu tive apenas quatro horas de sono na noite passada. Estava muito cansado, mas na final tinha uma segunda vida", disse o chileno, que definiu seus feitos como "os dois melhores dias da minha vida", após o triunfo na decisão.
A partida contra o americano Mardy Fish durou quatro horas.


Texto Anterior: Futebol - José Geraldo Couto: Espelho invertido
Próximo Texto: Mello segue balada de gazeteiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.