São Paulo, domingo, 05 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pendurados e Sport vão moldar hoje o Palmeiras

Luxemburgo deverá recorrer à equipe mista ante o Botafogo, às 16h, em casa

Foco em duelo decisivo pela Libertadores e relação de 7 jogadores com 2 amarelos no Paulista fazem escalação de hoje virar uma incógnita

RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma vitória hoje bastará ao Palmeiras para que o clube ratifique a melhor campanha da primeira fase do Paulista sem se importar com o que o São Paulo fará em Presidente Prudente. Resta saber qual Palmeiras será o responsável por isso.
A eminência do "jogo do ano" contra o Sport, na quarta-feira, somada à extensa lista de atletas pendurados com dois cartões amarelos, torna quase impossível cravar os 11 escolhidos por Vanderlei Luxemburgo para enfrentar o Botafogo, a partir das 16h, no Parque Antarctica.
São sete os atletas que, se jogarem e levarem mais um cartão, não estarão à disposição do treinador para a primeira partida da semifinal do campeonato, no próximo final de semana.
Os zagueiros Danilo e Edmilson e os meio-campistas Cleiton Xavier, Jeci, Jumar, Marquinhos e Sandro Silva compõem o grupo de risco.
Para Edmilson, o fato de no Paulista não serem zerados os cartões para as finais da competição segue tendência já adotada na Europa, onde ele atuou por quase uma década.
"Lá fora não zera. O cara toma amarelo e fica de fora mesmo. Tenho de evitar falar com o juiz ou chegar mais duro no adversário", disse o defensor.
O clube do Parque Antarctica é um dos mais punidos deste Estadual. Foram 59 amarelos e quatro vermelhos em 18 jogos.
A preocupação em preservar a maior parte do seu elenco para a etapa decisiva do torneio apenas reforça a ideia inicial de Luxemburgo, que era mesmo deixar algumas peças no banco de reservas ante o Botafogo.
Às vésperas de viajar para Recife, onde vai encarar o Sport em seus domínios, o Palmeiras já admite que só tem pensamentos para o jogo de vida ou morte na Libertadores.
"Podemos correr até o risco de perder a primeira colocação no Paulista para focar somente o Sport. Isso não quer dizer que vamos entrar relaxados contra o Botafogo. O time que jogar vai buscar a vitória do primeiro ao último minuto", disse Luxemburgo na última quinta-feira.
Anteontem, o acesso à imprensa só foi liberado após o treino, o que dificulta ainda mais o exercício de adivinhação sobre o Palmeiras de hoje.
Para deixar a primeira colocação escapar, o líder do campeonato, com 41 pontos, terá de, no máximo, empatar seu jogo, contando que o São Paulo, que tem 39, vença o São Caetano. Um placar igual em Prudente, por sua vez, permitirá ao Palmeiras até um revés.
A prova de que Luxemburgo só tem olhos para o Sport é que Marcos não foi sequer relacionado para o jogo de hoje. O goleiro é considerado peça-chave para o embate nervoso que é esperado em Pernambuco.
Além dele, o time não terá o volante Pierre e o zagueiro Maurício Ramos, suspensos, e o atacante Willians, lesionado.



Texto Anterior: Paulo Vinicius Coelho: O inferno astral de Luxemburgo
Próximo Texto: Desfalcado, São Paulo testa elenco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.