UOL


São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BEISEBOL

"Doping" no taco abala prestígio de ídolo nos EUA

Charles Cherney/Associated Press
O dominicano Sosa quebra seu bastão em rebatida anteontem


DA REPORTAGEM LOCAL

Um acidente de trabalho, anteontem à noite, colocou em xeque a credibilidade do dominicano Sammy Sosa, 34, rebatedor do Chicago Cubs e um dos maiores ídolos do beisebol americano.
Ao acertar uma bola no início do jogo contra o Tampa Bay Devil Rays, o taco de Sosa rachou, revelando uma grave irregularidade: estava recheado com cortiça.
O jogador foi expulso de campo. Pelas regras do esporte, o bastão deve ser de madeira maciça. Usados em treinamentos, os tacos com cortiça são mais leves e mais fáceis de serem manejados.
"Eu usava aquele taco nos treinos e, por um engano, o levei para o jogo", disse o dominicano.
Uma vistoria feita pela liga americana ajudou a defesa de Sosa. Ainda durante o jogo, foram confiscados, no vestiário do Chicago, 76 bastões reservados para o dominicano. Ontem, exames de raios X mostraram que todos estavam dentro do regulamento.
Nos últimos anos, outros jogadores foram pegos com tacos de cortiça e cumpriram suspensões de até dez jogos. Nenhum deles, porém, tinha a fama de Sosa.
O atleta do Chicago Cubs ganhou notoriedade mundial em 1998 ao disputar com Mark McGwire o recorde de "home runs" (rebatida para fora do campo) numa temporada. Ambos bateram a marca, mas Mcgwire ficou na frente, por 70 a 66. Sosa é o 17º maior rebatedor da história da liga, com 505 home runs.


Texto Anterior: Garrafão tem 1 só dono na final
Próximo Texto: Basquete: Nacional faz nova final entre sem-título
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.