UOL


São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OLIMPÍADA

TVs disputam 2010 e 2012

Pela primeira vez, COI abre leilão por Jogos

ROBERTO DIAS
DE NOVA YORK

Três emissoras começam hoje a apresentar as suas ofertas numa concorrência única na história. Em disputa, o direito de transmissão dos Jogos Olímpicos.
O inédito leilão público para o evento abre novo capítulo na maneira de organizar a competição, agora sob regras criadas pelo belga Jacques Rogge, que assumiu a presidência do Comitê Olímpico Internacional há dois anos.
A concorrência em Lausanne (SUI) reunirá três grandes emissoras americanas: NBC, ABC e Fox. Os dois outros grupos importantes de TV do país, a CBS e a AOL Time Warner, desistiram durante o processo de licitação.
As emissoras são candidatas a transmitir para os EUA os Jogos de Inverno-10 e a Olimpíada-12.
Espera-se que as propostas fiquem ao redor dos US$ 2 bilhões. Ontem, porém, a Sportbusiness.com, empresa especializada em negócios esportivos, divulgou que a Fox pode ir além dessa cifra.
O leilão foi desenhado pelo COI como resposta às críticas recebidas na última negociação, na gestão de Juan Antonio Samaranch. Na ocasião, a NBC ganhou o direito de transmitir todos os Jogos até 2008 -o negócio abrangeu cinco Olimpíadas e US$ 3,5 bi.
Não houve concorrência à época. Negociações secretas pegaram outras redes de surpresa. O COI justificou-se apresentando o negócio como vantajoso e único.
Nas propostas que serão apresentadas hoje e amanhã, as emissoras terão que detalhar como pretendem cobrir os Jogos.
Segundo o COI, o leilão não será necessariamente vencido por quem apresentar a maior oferta financeira. Diz que o projeto de divulgação será considerado.
Espera-se que a decisão saia no sábado, mas a entidade diz que ela poderá ser adiada caso não haja consenso sobre as ofertas.
Segundo explicou o COI à Folha, não há previsão ainda para que esse procedimento vire regra na negociação de direitos de TV para outros países do mundo.


Texto Anterior: Memória: Juntos, destaques viram Ribeirão ser vice em 98
Próximo Texto: Ação - Carlos Sarli: "Nasci de novo"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.